Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ibama será homenageado em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar na próxima terça-feira, 28, uma sessão especial em homenagem aos 20 anos de existência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A sessão, proposta pelo vereador líder do PT, Perón Japiassu, está marcada para as 10h, no Plenário da Casa de Félix Araújo.

Na oportunidade, o superintendente do Ibama, na Paraíba, Anselmo Castilho, realizará uma palestra sobre a importância do Instituto para a sociedade. Também haverá, no salão de entrada do Poder Executivo, uma exposição com material educativo e audiovisual, com temática ambiental, sobre as atividades do Ibama no Estado.

Haverá ainda, depois da sessão, um coffee break para a imprensa e as autoridades presentes. Dentre as autoridades, foram convidados para o evento o coordenador do 2º Caop – Centro de Apoio Operacional às Promotorias, o promotor José Eulâmpio Duarte; o diretor do Museu do Semi-Árido, Daniel Duarte; e o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Márcio Teixeira.

Por se tratar de uma temática ambiental, alunos de algumas escolas municipais também foram convidados para a sessão. Concluída a sessão, o superintendente Anselmo Castilho deixará Campina Grande, por volta das 15h, com destino à cidade de Lagoa Seca, a sete quilômetros, para assinar no Colégio Agrícola termos de acordo de uso e doação à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele se encontrará com a reitora Marlene Alves.

Serão repassados à UEPB o direito de uso, por cinco anos, do prédio onde funcionou o Posto de Produção de Mudas, com uma área de reserva nativa de cerca de 16 hectares, para o desenvolvimento de projetos de cunho ambiental. Também serão doadas à Universidade, mais de 150 cadeiras plásticas, sete mesas, um DVD Play, 10 livros e um aparelho de recebimento de sinal de satélite usado na medição geográfica de áreas, chamado GPS, segundo informou Marcos Roberto Cavalcante, chefe do Setor de Patrimônio do IBAMA Paraíba.

O Ibama foi criado no dia 22 de fevereiro de 1989 e é um órgão federal executor das políticas públicas relativas à fiscalização, ao monitoramento ambiental, uso e controle dos recursos naturais, licenciamento e qualidade ambiental. Ele é instituído pela Lei nº 7.735/89, com autarquia de regime especial, autonomia administrativa e financeira.

Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, conta em sua estrutura com cinco diretorias, 27 superintendências, gerências executivas e escritórios regionais espalhados por todo o País.  O principal projeto do Ibama em vigor é o Linha Verde, no qual o cidadão pode, através do número 0800 61 8080 registrar denúncias de crimes contra o Meio Ambiente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado