Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hospital Napoleão Laureano antecipa 14 mastectomias e reconstruções mamárias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Este sábado (19) ficará marcado na vida de 14 pacientes do Hospital Napoleão Laureano como o dia em que tiveram um encontro definitivo com a “esperança”. Todas essas mulheres serão operadas, a partir da 08h00, por uma equipe composta de: 4 mastologistas, 4 auxiliares, 2 cirurgiões plásticos, 2 auxiliares de plástica e 6 residentes de medicina.

Com esta ação, que faz parte do “outubro rosa”, o Hospital Napoleão Laureano, segundo a Diretora Geral, Dra. Maria Tereza Lira Batista Gama, estará antecipando cirurgias que seriam realizadas apenas em dezembro, trazendo vários benefícios para as pacientes. “Fui procurada por Dra. Juliana Gadelha que está chefiando o serviço de mastologia do Hospital e ao invés de fazer como nos anos anteriores, em que foram feitos mutirões de atendimentos para o público externo que não dispõe de diagnóstico, nos voltamos para os pacientes que já têm diagnóstico de câncer e resolvemos abrir o bloco cirúrgico no sábado com toda equipe envolvida, entre: cirurgiões plásticos, mastologistas, enfermeiros do bloco cirúrgico, técnicos de enfermagem e a diretoria que fica com a parte de organização e acolhimento junto com a Rede Feminina”. E completou: “A antecipação trará um benefício imenso a essas pacientes. Ao antecipar a parte cirúrgica também vamos antecipar a quimioterapia ou radio terapia, trazendo inclusive benefícios na parte psicológica”.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, o cenário atual nos mostra dados realmente preocupantes: uma incidência de 56,20 casos em 100.000 mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se ainda que todos os meses, 73 mulheres vão descobrir que têm câncer de mama na Paraíba. São 880 novos casos por ano no Estado, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Para as mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia, o HNL garante o atendimento rápido para as pacientes. “Para as moradoras de João Pessoa basta chegar com a requisição de mamografia e ir direto para o setor onde são feitos os exames e para as pacientes de outros municípios, todas devem vir reguladas pelos seus municípios de origem”, disse a diretora do hospital lembrando que é possível fazer até 1.000 exames em um mês.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio