Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

História do maior criador de escolas da América Latina será filmada por Wanderley Filho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jornalista Wanderley Filho venceu a disputa de um edital lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ), para a gravação de um documentário sobre a história do paraibano Felipe Tiago Gomes, que foi o maior criador de escolas da América Latina. O Professor Felipe (como também era conhecido) foi o fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que se espalharam pelo Brasil com o nome de escolas cenecistas.

No auge da instituição, na década de 80, a CNEC chegou a ter mais 2100 colégios em todo o território nacional, somando mais de 500 mil estudantes.

O criador da entidade nasceu em 1 de maio de 1921, numa família pobre do Sítio Barra do Pedro, em Picuí – PB, onde começou seus estudos. Foi inicialmente alfabetizado em casa por uma irmã e, em seguida, passou a estudar com uma professora na zona urbana. Para isso tinha que caminhar, todos os dias, 6 quilômetros e ao voltar para casa, ajudar a família no trabalho na agricultura.

Com a contribuição de amigos e familiares deu continuidade aos estudos em Campina Grande-PB e, em seguida, no Recife-PE, onde juntamente como colegas do curso de direito, criou a ideia de dar aulas voluntárias para jovens de baixa renda, o que foi chamado na época de Campanha do Ginasiano Pobre.
Na década de 40 Felipe foi para o Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil e com apoio governamental, expandiu o projeto pelo país. A ideia sempre foi desenvolver escolas que eram criadas e geridas pelas próprias comunidades, a partir da criação de conselhos escolares.

Toda essa história em detalhes está sendo contada no documentário “O Cenecista”, gravado por Wanderley Filho, que conta com uma equipe de paraibanos e potiguares, a exemplo da jornalista paraibana Valécia Estrela, que divide direção e roteiro do filme com Wanderley. A direção executiva e pós-produção são do cineasta potiguar Raildon Lucena, antigo parceiro de produções de Wanderley Filho.

“Para mim está sendo uma grande satisfação fazer este filme, porque é uma rica e bela história. Eu fui aluno cenecista na minha infância e na época nem sabia que eu estava sendo beneficiado pela criação de um paraibano visionário. Só vim conhecer a história dele anos depois”, afirma o jornalista Wanderley Filho, que costuma dizer ser um “potibano” (mistura de potiguar com paraibano), já que nasceu no RN, mas iniciou a carreira e trabalhou por mais de 10 anos na PB.

Wanderley ficou conhecido em território potiguar por ter criado, em 2009, a primeira TV Web do RN, que se chamou TV Seridó, com sede inicialmente em Parelhas e depois Caicó, em parceria com a Referência Comunicação. A empresa chegou ao fim em 2014, quando Wanderley voltou para a PB para trabalhar na área da comunicação política. Retornou para o RN em 2019, a convite do deputado Francisco do PT, para coordenar a comunicação do parlamentar.

Atualmente o canal Wanderley Filho, no YouTube, tem mais de 63 mil inscritos, contando histórias de pessoas comuns, em forma de reportagens especiais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

flaviofabres (1)

Embolia pulmonar causou morte de Izabela Toscano, vítima de desabamento na UP Garden

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Mulher é presa após fingir latrocínio e, depois, confessar que matou marido na PB

chuvas rio grande do sul FOTO gustavo mansur palacio piratini

Chuva afeta mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul

donativos rio grande do sul FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul

lisboa portugal FOTO Pixabay

Polícia Federal extradita traficante de Portugal preso em Angra dos Reis, no RJ

cerveja FOTO Pixabay

Polícia prende investigado por receptação de 1.600 caixas de cerveja roubadas na Grande João Pessoa

acquai park jp

Sudene aprova financiamento para Acquaí Park & Resorts em João Pessoa

criança-abuso-estupro-medo-menina-FOTO-Pixabay

Polícia prende mulher condenada por abuso sexual contra sobrinha em Campina Grande

Homem é preso no Bessa com carro clonado após fugir da PRF na BR-230_

Homem é preso no Bessa com carro “clonado” após fugir da PRF na BR-230

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões