Pastor Estevam

Pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa. Pscicólogo clínico, escritor, conferencista motivacional. Casado com Dra Aurelineide, e pai de Thayse e André.


Heróis do cotidiano

Nada é fácil nesta vida. Na verdade, o nosso cotidiano é feito de desafios e surpresas às vezes dolorosas. O dia-a-dia é uma espécie de campo de batalha onde as nossas conquistas vão sendo forjadas. O que importa mesmo é mantermo-nos de pé, lutando até vencer, como heróis que não se entregam facilmente.

Não é fácil manter-nos de pé em meio aos escombros da vida, ainda mais quando representam ruínas de nossos sonhos. Permanecer firme nesta situação é um ato de bravura. Entre os escombros, há sempre algo que pode ser salvo. Na vida, nada se perde completamente. A virtude consiste em resistir à tentação de fugir da realidade e da luta.

É difícil continuar sorrindo quando sobram motivos para chorar. Parece que tudo começa a desmoronar ao nosso redor: enfermidades, perdas, frustrações e atropelos. Esboçar um sorriso quando os lábios tremulam de dor é um desafio. Mas é preciso aprender a sorrir no dia-a-dia e perceber que a vida tem mais doçura do que amargor.

Nossa existência sempre nos desafiará a não perdermos de vista o lado bom das coisas. Não é fácil manter viva a chama da fé quando as orações parecem não ser atendidas, num aparente descaso do céu para com a nossa dor. Queremos respostas, mas elas não vêm. Temos pressa, e Deus nos faz esperar. Precisamos ouvir algo, mas Ele se reserva ao silêncio. Acreditar na solução diante do que parece perdido é uma atitude de heroísmo espiritual. Contudo, a fé jamais pode ser sepultada, ela se constitui como uma ponte entre o efêmero e o eterno, o limitado e o perfeito. Entre o homem e Deus!

Alimentar esperanças diante de um horizonte sombrio é uma atitude heroica. De repente, uma nuvem escura ofusca a visão do amanhã. Portas e janelas se fecham. Para onde se olha, nada se vê! É difícil enxergar soluções quando elas desaparecem. Entretanto, devemos ser corajosos e ter uma disposição mental e espiritual para não nos conformarmos com as circunstâncias negativas e entendermos que nosso lugar não é o chão, mas sim o ‘podium’, o local dos vencedores.

Coragem é nada temer. É lutar todos os dias confiando em Deus e sabendo que Ele é quem renova as nossas forças diariamente. Por isso mesmo, com certeza, eu e você, e todos que sobrevivem às turbulências da vida, somos heróis do cotidiano.

Comentários