Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hemocentro da Paraíba realiza coleta de sangue na UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A unidade móvel do Hemocentro da Paraíba está desde, às 8h desta sexta-feira (5), no Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizando coleta de sangue. A ação, que vai até às 16h de hoje, é promovida por alunos do curso de Relações Pública, em parceria com o Hemocentro.

Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas o Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, a ação, além de ajudar a reforçar o estoque de sangue, é importante para a conquista de novos e jovens doadores. “O sangue humano não pode ser fabricado artificialmente, por isso a doação é um ato de vital importância, e que ajuda a salvar vidas” frisou. A coordenadora lembrou ainda que a necessidade de sangue é constante.

Segundo um dos organizadores da coleta, o estudante Rodrigo Macedo, o objetivo é mobilizar discentes, docentes e servidores técnico-administrativos do campus de João Pessoa e a comunidade que mora próximo à universidade para fazer a doação de sangue. “A campanha ‘Doar Compaixão’ busca conscientizar a comunidade universitária sobre a necessidade da prática regular da doação de sangue; o ato feito de forma rápida, fácil e seguro é fundamental para vida de centenas de pacientes”, pontuou Rodrigo Macedo.

Durante a coleta, uma Van do Hemocentro também está disponível para os candidatos caso haja necessidade de trazê-los para efetuar a doação no Hemocentro.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, que pesem no mínimo 50 kg e tenham entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal – pai ou mãe) .

Além disso, é preciso estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, de preferência antes da meia-noite), estar bem alimentado, (evitando comidas gordurosas e, após o almoço, aguardar três horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Alguns fatores impedem a doação, sendo os principais: ter tido hepatite após 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C AIDS – vírus HIV) e Doenças de Chagas, diabético que já fez uso, pelo menos uma vez, de insulina e usuário de drogas ilícitas e injetáveis.

Todo o processo da doação de sangue demora, em média, 1 hora. A coleta dura no máximo 15 minutos e consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos