Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hemocentro da Capital lança campanha para estimular doação feminina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hemocentro de João Pessoa tem cerca de 40 mil doadores e, desse total, apenas 10% são mulheres. Para estimular a doação feminina de sangue e aumentar esse índice, o Hemocentro inicia nesta sexta-feira (6) uma campanha que será desenvolvida durante todo o mês de maio, com o tema “Nós mulheres somos doadoras de vida, doamos sangue”. A campanha será aberta às 9h, no Hemocentro, com um coffee-break e durante todo o dia haverá distribuição de material educativo contendo informações sobre a importância de se doar sangue.

A diretora técnica do Hemocentro de João Pessoa, Germana Arruda, explicou que com esta campanha o Hemocentro pretende, além de estimular a doação feminina, quebrar todos os tabus e preconceitos de que a mulher não pode doar sangue porque é um sexo frágil ou porque menstrua todo mês. “A mulher, a exemplo do homem, pode doar e a única restrição é se ela estiver amamentando ou grávida”, explicou Germana Arruda. Ela disse também que para doar a mulher precisa estar com a hemoglobina em 12g/dl, nesse caso, por possuir a massa corporal menor do que a do homem.

Germana Arruda espera que neste mês de maio as mulheres compareçam ao Hemocentro para fazer a doação.  “A pessoa que tem o dom de gerar uma vida e sentir a dor do parto também pode contribuir para salvar vidas doando o seu sangue, por isso estamos conclamando as mulheres a comparecerem ao Hemocentro de João Pessoa durante todo o mês de maio para fazer a sua doação e exercer a sua cidadania”, concluiu Germana Arruda.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. A Rede é composta por dez hemonúcleos, distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Requisitos – Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado. O procedimento é seguro e não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável.

Os tipos sanguíneos mais procurados são A+ e O+, e o tipo mais difícil de obter é o AB-, sendo que apenas 0,3% da população possuem esta tipagem. A Hemorrede recebe em média sete mil doações de sangue por mês, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados da Paraíba durante este período.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente