Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Heloísa Helena apoia Marina Silva e se lança ao Senado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, disse ontem em entrevista à Folha que a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (PV), é o único nome capaz de promover o debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Excluindo-se da disputa ao Planalto em 2010, ela deixou claro que seu objetivo é voltar ao Senado, onde ocupou uma cadeira entre 1999 e 2007.

"Quem, como eu, move os passos políticos independentemente da dinâmica e contas eleitorais se sente na feliz obrigação de apoiar Marina", disse. "Marina é o nome que tem condições de fazer esse debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Qualquer outro nome que o faça é de um artificialismo eleitoreiro que beira ao cinismo", completou.

Sem citar nomes, Heloísa criticou os colegas de partido contrários à coligação com o PV. "A medíocre matemática eleitoral não pode mover os passos de um partido como o PSOL", afirmou.

Apesar de defender a aliança com Marina, ela disse que não vai passar por cima das discussões do partido. Na quinta passada, o PSOL divulgou nota ressaltando que a decisão sobre a sucessão presidencial se dará numa conferência eleitoral em março do ano que vem.

Informada sobre as declarações da presidente do PSOL, a senadora Marina Silva disse que se esforçará para fazer o PV de Alagoas apoiar o retorno de Heloísa Helena ao Senado. "Vamos superar as dificuldades passo a passo. Para nós, é muito importante o apoio do PSOL ao nosso projeto", afirmou.

Heloísa é atualmente vereadora em Maceió. Apesar de integrantes do partido defenderem seu nome para a disputa do Planalto, ela planeja voltar a Brasília. "Eu me sinto na obrigação de ser candidata aqui no Estado de Alagoas porque existe uma pressão generalizada do povo alagoano", disse.

O atual líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) aparecem como principais adversários de Heloísa: "Será uma carnificina. Vão fazer qualquer coisa para me derrotar, pois controlam o poder econômico e midiático".

Dois representantes do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP) afirmaram que vão insistir na candidatura própria do partido. Eles querem que Heloísa seja a candidata, mas, se ela de fato não topar, cogitam lançar nomes alternativos, como o do ex-deputado Plínio Arruda Sampaio.


Folha de S. Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos