Governo viabiliza recursos para modernização de Museus

Convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, viabilizou as atividades do Museu Casa do Artista Popular da Paraíba, que está recebendo a visita de dezenas de pessoas todos os dias e fica localizado na Praça da Independência, em João Pessoa.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Dantas da Nóbrega, destacou o fato de o IPHAN, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, por intermédio de seu Departamento de Museus e Centros Culturais, no curso da execução da Política Nacional de Museus, estar promovendo a celebração de convênios com os governos estaduais, visando a modernização de unidades museológicas selecionadas através de concursos.

Ele destacou que o projeto “Do Barro a Era Digital” foi inscrito pelo Museu Casa do Artista Popular, no Edital de Modernização de Museus 2008, e foi um dos 37 projetos contemplados, em todos os Estados do Brasil. Os recursos são destinados a aquisição de acervos, equipamentos e materiais permanentes para museus. Sendo nesta edição o único Museu no Estado da Paraíba a receber os benefícios deste convênio.

O museu recebeu diversos equipamentos audiovisuais que facilitarão os trabalhos de pesquisa e promoção de projetos educativos da instituição, além de um novo sistema de vigilância para a segurança do acervo da Casa o Artista Popular, que conta hoje com mais de mil peças de arte popular, artesanato tradicional e contemporâneo da Paraíba.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.