Governo realiza concurso para oficiais da PM

O Governo do Estado vai realizar concurso público para o Curso de Formação de Oficiais PM/BM-2010–CFO PM/BM (Oficiais da Polícia Militar e Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba). O concurso oferece 40 vagas para oficiais, sendo 20 vagas destinadas à PM e 20 ao Corpo de Bombeiros.

O coronel PM Fernando Antonio Beltrão, presidente da Comissão Organizadora, informa que o edital do concurso será publicado na edição deste sábado (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), e as inscrições junto à Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estarão abertas a partir desta segunda-feira (24), se estendendo até o dia 30 deste mês. Após a etapa da Coperve, haverá as inscrições específicas para os exames complementares da Polícia Militar.

Os candidatos ao ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba, no Quadro de Oficiais, deverão preencher os seguintes requisitos: para candidatos civis, militares das Forças Armadas e de outras Corporações Militares, ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; não ter antecedentes criminais ou policiais; achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos; ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de Oficial; ter aptidão para a carreira de militar estadual, aferida através dos Exames Intelectual, de Saúde, de Aptidão Física, Psicológico e da Avaliação Social; ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65 metros (sexo masculino) e de 1,60 metros (sexo feminino).

Vagas – Quanto às vagas para o Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar (QOC), 20 vagas, sendo 15 destinadas ao sexo masculino e cinco ao feminino. Para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militar (QOBM) são oferecidas 20 vagas, sendo 14 destinadas ao sexo masculino e seis ao sexo feminino.

Para efeito deste Concurso, somente será considerado candidato aquele que se inscrever para as provas escritas, de responsabilidade da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve/UFPB), e para os Exames Complementares, de competência da Polícia Militar.

Provas – Para as provas escritas, as inscrições serão realizadas apenas desta segunda-feira (24) até às 23h59 do dia 30 deste mês, pela Coperve para o Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS-2010), através do site www.coperve.ufpb.br e somente deverá ser efetuada por candidato que atenda ao estabelecido no Edital.

Para os exames complementares, as inscrições serão realizadas pela Polícia Militar, via Internet, no site da corporação a partir das 9h do dia 31 deste mês até às 23h do dia 6 de setembro próximo. Para se inscrever nos Exames Complementares, o candidato deve acessar o site http://www.pm.pb.gov.br/newsite.

Taxas – O valor da taxa de inscrição é fixado pela Coperve para o Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS-2010). Já para a inscrição nos exames complementares será cobrada uma taxa de R$ 45,00, para cobrir as despesas com os exames, exceto os laboratoriais, que serão custeados pelo próprio candidato. Podem solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição referente aos exames complementares, neste Processo Seletivo, os doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba, nos termos da Lei Estadual nº. 7.716/2004.

Ao se inscrever, tanto na Coperve quanto na PM, o candidato indicará como única opção o Curso de Formação de Oficiais dos Quadros da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, conforme as vagas oferecidas por Quadro e Sexo. O Concurso será composto de três fases: 1ª – Provas Escritas; 2ª – Exames Complementares; e, 3ª – Avaliação Social.

Exames – Os exames complementares compreendem os de Saúde, de Aptidão Física e Psicológico, têm caráter unicamente eliminatório, não cabendo revisão. O Exame de Saúde será realizado, após a divulgação do PSS-2010, no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Rua Dr. Francisco de Assis Veloso – Mangabeira VII, em João Pessoa, ao qual os candidatos aprovados se submeterão na data, turno e horário a serem estabelecidos no ato convocatório, que será divulgado através do endereço eletrônico da Polícia Militar da Paraíba (http://www.pm.pb.gov.br/newsite) e publicado no Boletim da Polícia Militar. Somente serão submetidos ao Exame de Saúde, os candidatos aprovados no PSS-2010 até quatro vezes o número de vagas ofertadas. No mesmo sítio, o candidato pode obter informações adicionais sobre a seleção para a PM.

A autorização para a realização do concurso foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (21), através das portarias GCG/0081/2009-CG, (Comandante Geral PM) e DP/0134/2009-QCG (Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar).

A comissão organizadora do concurso é composta por oficiais e praças das duas corporações, nas funções de comissão coordenadora, secretaria-geral, avaliação jurídica, avaliação social, exame de saúde, exame de aptidão física e equipe de apoio.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.