Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo quer recursos e convênios para a mineração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho anunciou a formação de uma força-tarefa composta por órgãos do governo, prefeituras, universidades e cooperativas de mineradores para a busca dos recursos federais e a formalização de novos convênios que possibilitem investimentos na mineração.  Ricardo também colocou como meta a Criação de um Centro de Tecnologia Mineral na UFCG e um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na região do Seridó para atuar na formação dos mineradores, garimpeiros e lapidadores.

O anúncio foi feito durante reunião no Centro Profissionalizante de Pedra Lavrada entre representantes do governo e integrantes de cinco cooperativas de pequenos mineradores da região do Seridó (Coopevárzea, Cooperjunco, Coomipel, Coogarimpo e Coopmineral) que falaram sobre as dificuldades e as necessidades básicas para a melhoria nas condições de trabalho dos mineradores.

A reunião também contou com a presença do prefeito de Pedra Lavrada , José Antônio Costa, o Tota, e dos prefeitos de Várzea, Junco do Seridó, São Vicente, Juazeirinho, Pedra Lavrada, Picuí, Santa Luzia e Cubati, além do Sebrae, CDRM e UFCG.  Antes, a comitiva visitou a incubadora de Artefatos de Minério (Inpedra) e a Usina de Beneficiamento de Minérios em Pedra Lavrada.

Após ouvir os mineradores, Ricardo garantiu todo o empenho deste governo para que recursos provenientes do projeto Cooperar, do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e do Empreender Paraíba possuam linhas de crédito para a mineração. “Somente com o Empreender que cobrará 1,5% dos contratos com fornecedores que irá gerar um fundo de 15 a 17 milhões por ano para financiar a abertura ou incremento de negócios e abriremos também uma linha de crédito para mineradores”.  

O governador ressaltou que o governo está ciente da importância do setor mineral e começa a construir uma política pública onde o governo seja o agente central desse processo entrando com créditos para que as cooperativas adquiram maquinários, equipamentos de segurança, qualificação e escoamento da produção e que melhore a qualidade de vida das pessoas do Seridó e do Curimataú.  Ele também ressaltou que o governo saberá cobrar o imposto necessário das empresas que exploram o minério, até para promover a formalização do setor.

Durante o encontro, o minerador José Dagmar, de Pedra Lavrada, questionou até quando o Seridó será considerada a terra do minério e os garimpeiros continuaram trabalhando em condições desumanas e sem conseguir manter em boas condições suas famílias. Ele destacou que a maior dificuldade dos mineradores é com o maquinário necessário a agregação do valor ao minério que acaba sendo vendido a um preço muito baixo, além da produção insuficiente para o mercado. “Acreditamos que esse novo governo irá ajudar a transformar nossa terra uma região rica que gere emprego e renda para a população”, concluiu.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos