Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo promove ações da Economia Solidária e Programa Cidadão em Araruna

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo da Paraíba – por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), através da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), em pareceria com a administração municipal – esteve nessa quinta e sexta-feira, em Araruna, região do Agreste paraibano. Lá, foram promovidas diversas ações que marcaram a abertura dos festejos juninos.

Na ocasião, a população pode dispor, através do Programa Cidadão, da emissão do Registro Geral (RG) 1ª e 2ª vias, e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Já a Sesol levou a Feira Agroecológica e de Artesanato e fez a entrega de triciclos, prensa e equipamentos de proteção individual para a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Araruna.

Para o gerente Executivo das Casas de Economia Solidária, Marcelo Mello, “a Economia Solidária não pode se constituir no campo da retórica. É necessário mudar a vida de quem produz e de quem consome, com a mesma consonância. Na Paraíba, a política pública de economia solidária volta a proporcionar aos empreendimentos econômicos solidários perspectivas de um futuro melhor. A economia solidária movimenta atualmente, no país, cerca de R$ 14 bilhões por ano, e a estratégia da Sesol é preparar os empreendimentos para que comercializem se valendo dos nichos de mercado onde há atuação desses empreendimentos”, afirmou Marcelo.

A secretária Executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, falou da satisfação em trazer as ações para a cidade de Araruna. “Neste momento, estamos com a feira agroecológica, do artesanato. E a satisfação de também, através da parceria com a Prefeitura, poder entregar quatro triciclos, uma prensa e os equipamentos, na ação que visa a proteção ao meio ambiente, aproveitamento de resíduos, possibilitando melhores condições de trabalho para os catadores”, destacou a secretária.

Para o prefeito Vital Costa, “a parceria com o Governo do Estado foi extremamente importante, quando implantamos o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e avançamos, hoje, com a coleta seletiva, com o número de catadores e a usina de recicláveis, que estava completamente destruída. Estamos reformando, trazendo para os catadores dignidade, respeito e atenção para aqueles que não tinham o mínimo de condições de trabalho. Quando fazemos isso, demonstramos respeito com quem cuida da limpeza de nossa cidade. Essa parceria é fundamental”, declarou o prefeito.

A artesã ararunense, Maria Goretti Bezerra, mais conhecida por ‘Salva’, levou para a feira suas artes: panos de prato, bordados, peças em ponto cruz e garrafas decoradas. Atualmente, ela produz e comercializa suas peças na própria residência. Sobre a feira, afirmou, “é muito importante, além de expor e comercializar, conhecemos o trabalho de outros artesãos. A feira funciona como divulgação”.

Estreante na feira agroecológica, Ana Carolina Rosas chegou até o Centro Público através de um amigo que falou da existência do Centro e dos Empreendimentos Solidários.

Carolina trabalha com alimentos funcionais, feitos com produtos orgânicos produzidos no sítio do pai, no município de Serra da Raiz: milho, batata doce, frutas variadas, arroz da terra, produtos que são transformados em feijoada, caldinhos e salgados. Com a banana, produz a empada, já com as cascas faz o bolo. A melancia vira suco, e a entrecasca o falso camarão que transforma em caldinho ou recheio para diversos pratos.

“É uma satisfação inenarrável, acredito no Programa e na promoção social, por isso decidi participar, e por gostar de desafios. O ser humano é ávido por desafios”, finaliza.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230