Governo programa homenagens a João Pessoa pelos 79 anos de sua morte

O governador José Maranhão convida, através do cerimonial do Governo, a sociedade paraibana para participar das homenagens alusivas ao 79º Aniversário de morte do presidente João Pessoa, ocorrida no dia 28 de julho de 1930. De acordo com a programação, às 9 horas deste domingo (26) haverá celebração eucarística na Igreja da Misericórdia, rua Duque de Caxias, centro da capital paraibana.

Na praça João Pessoa, às 10h30, ocorrerá solenidade cívica, no Monumento a João Pessoa.  As homenagens ao ex-presidente da Paraíba se encerram com visita ao Mausoléu, nos jardins do Palácio da Redenção. Há 79 anos o Governo da Paraíba realiza as homenagens, sempre no dia 26 de julho, data de sua morte.

O jornalista Abelardo Jurema Filho, sobrinho-neto do ex-presidente, afirmou que se orgulha muito das posições de vanguarda que João Pessoa tinha. De acordo com Abelardo Jurema o que mais caracterizou João Pessoa foi a coragem dele de quebrar a situação que existia, sobretudo a questão do coronelismo. Ele conduziu a Paraíba tentando tirá-la daquele jugo de Pernambuco. “João Pessoa se caracterizou pela coragem de tomar decisões”, destaca Abelardo, lembrando que no livro O Ano do Nego, José Américo de Almeida considera que João Pessoa era realmente um homem a frente do tempo dele. Embora fosse de uma oligarquia política, ele era um reformista, um homem renovador, combatia o latifúndio. Ele contrariou muitos interesses.

O defensor público José João de Miranda Freire “Joca”, outro sobrinho-neto de João Pessoa, também é de opinião de que o ex-presidente da Paraíba era um homem a frente de seu tempo, a começar pelas idéias revolucionárias. Em 1928, em seu discurso de posse, ele já pregava a não reeleição para os cargos eletivos seja ele qual for. Segundo Joca, João Pessoa costumava dizer que a política não é uma profissão. É uma fase transitória de qualquer ser humano.

 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.