Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo do Estado retoma obras da Adutora Translitorânea

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As obras da Adutora Translitorânea serão retomadas na próxima terça-feira (14) por determinação do governador do Estado, Ricardo Coutinho. A adutora está orçada em R$ 125 milhões, recursos estes provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal (PACI) e deverá beneficiar mais de um milhão de habitantes da Grande João Pessoa.

 
Em reunião com o secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa e os engenheiros da Construtora Camargo Corrêa, o governado externou sua preocupação com o andamento da Adutora que estava com os serviços paralisados, por mais de um ano, por conta de diversas irregularidades, advindo da gestão passada e solicitou a celeridade na conclusão da Adutora.
 
Durante a reunião, o governador estabeleceu um calendário de doze meses para o término da Adutora, o qual poderá até ser antecipado. Com 28 km de extensão de águas vindas do Rio Abiai-Papocas em Alhandra, a adutora atingirá os municípios do Conde, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo. A Adutora Trânslitorânea vai beneficiar nesta primeira etapa 980 mil habitantes, mas deverá atingir no futuro 1,5 milhão de habitantes com a conclusão da segunda etapa das obras.   
 
Segundo o secretário, a adutora é uma das mais importantes das 24 obras do PAC do governo da Paraíba no presente. “Ao lado do Centro de Convenções é a obra de maior valor e representa praticamente 50% do valor de todas as obras do PAC I em nosso Estado, além do valor de investimentos, ela ainda representa a estruturação da regularidade hídrica não apenas em João Pessoa, mas nas cidades circunvizinhas. Ou seja, esse problema de falta d”água será sanado com a conclusão dessa obra”, assegurou.
 
O secretário explicou ainda que como a Translitorânea tem várias frentes, o governador Ricardo Coutinho priorizou a conclusão da Estação de Tratamento de Gramame, principal foco dessa retomada. “O governador ponderou no sentido de que houvesse celeridade dentro desse projeto de sustentabilidade hídrica do Estado para possibilitar a ampliação do abastecimento d”água. Então, será priorizada a conclusão de Gramame independente da Translitorânea que deverá será concluída em junho do próximo ano”, ressaltou.
 
Barbosa destacou ainda que a Translitorânea é a penúltima obra a ser retomada pelo governo da Paraíba referente aos 24 contratos de saneamento e recurso hídricos do PAC. “Nós só temos agora uma obra em Bayeux/Santa Rita que não está em andamento porque foi preciso fazer uma relicitação da obra. De tal sorte que nos próximos dias teremos as vinte quatro obras do PAC em andamento e nós pactuamos com todas as empreiteiras, a pedido do governador, a finalização de todas elas em no máximo um ano”, pontuou.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência