Governo do Estado monta comissão para elaboração do Plano Plurianual

Os trabalhos de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012 a 2015 começarão na próxima semana, em João Pessoa. A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) firmaram, nesta quarta-feira (2), uma parceria para a montagem da equipe que organizará a construção do plano.      

Segundo o assessor de Planejamento do Ideme, Ariosvaldo Aguiar, técnicos do Instituto, Secretaria de Planejamento e Ipea começarão as primeiras reuniões na próxima semana para definir o calendário de audiências da comissão. O ingresso de novos integrantes na organização dos trabalhos de elaboração do PPA também faz parte da pauta de reunião.       

O superintendente do Ideme, Mauro Nunes, destacou que a construção do documento ocorrerá de forma integrada entre diversos órgãos que compõem o Governo do Estado, instituições parceiras e a participação dos paraibanos. “A participação da população é fundamental para a elaboração do plano. É o povo o principal ator para a construção do PPA e é ele quem diz quais as reais necessidades de cada município do Estado”, declarou.         

Conforme o assessor de Planejamento do Ideme, o PPA é um documento que serve de orientação para programar as finanças do Governo do Estado e quais os setores que receberão investimentos. “O PPA é o ponto inicial para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO)”, detalhou Ariosvaldo Aguiar. Participaram a reunião o secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, e o representante do Ipea no Nordeste, Constantino Mendes.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.