Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo dá início à implantação da rede de fibra ótica na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado dá o pontapé para o início das atividades das infovias que, vão interligar, através da internet, vários órgãos de todo o Estado. A assinatura da ordem de serviços para instalação da rede em fibra ótica na Paraíba acontece nesta segunda-feira, às 10h, no Palácio da Redenção. Assinam o documento o governador Ricardo Coutinho, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Benedito Silva Furtado e o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado, João Azevêdo Lins Filho.

 
A previsão inicial é que a construção da rede de fibra ótica em João Pessoa (Rede Metro JP) e a ligação dela com a rede já existente em Campina Grande (Rede Metro CG) seja concluída até o final do ano. O projeto está orçado em R$ 3.738.086,64.
 
O projeto, resultado do Convênio 01.06.0573.00, Fapesq-Finep, de 2006, prevê a criação de uma rede colaborativa de conteúdos informacionais, representada e mediada por um portal, para dar suporte ao planejamento, gestão, e disseminação de informações entre as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação (C&T,I), instaladas na Capital e em Campina Grande.
 
Ou seja, com a Rede Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação – REDEICTI-PB – em pleno funcionamento será possível dar maior agilidade ao tráfego de informações entre os órgãos das administrações públicas, estadual e municipal, e as entidades de direito privado. Como conseqüência a essa rapidez na transmissão de dados, a prestação de serviços, nesses setores, será muito mais veloz.
 
A REDEICTI-PB também tem como um dos principais objetivos, o de promover a integração das diversas instituições acadêmicas do Estado, contribuindo para fortalecer a base organizacional e para a melhoria do sistema estadual de ensino, pesquisa e inovação.
 
Na Região Metropolitana de João Pessoa, a rede foi idealizada na forma de dois anéis óticos: Anel Sul e Anel Norte. Na rede subterrânea, os cabos percorrerão 22,07 Km, e na rede aérea, eles terão 29,94 Km de extensão. No total, serão usados 59.114 metros de cabos óticos.
 
A previsão é de que até o final deste mês, a Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – SERHMACT, assine o termo de cooperação com a PBGás, que disponibilizará os seus dutos entre Campina Grande e João Pessoa para abrigar os cabos.
 
Rede Paraibana de Alto Desempenho – De acordo com o Secretário João Azevedo, da SERHMACT, depois de concluída a ligação com a rede de Campina Grande, a meta do Governo é estender a rede de fibra ótica até o sertão da Paraíba, cobrindo cerca de 80% das unidades de C&T,I situadas em 18 municípios do Estado.
 
Ele explicou que a expansão faz parte da segunda fase do projeto. A ideia é implantar uma rede ótica de comunicação de dados de alto desempenho e longa distância, com cerca de 800 km de cabos óticos de 24 fibras lançados. A meta é fazer a implantação do circuito ótico João Pessoa – Rio Tinto – Mamanguape – Guarabira – Areia – Pilões – Bananeiras – Lagoa Seca – Campina Grande. Também está projetada a implantação do circuito ótico Campina Grande – São João do Cariri – Juazeirinho – Santa Luzia – Patos – Malta – Coremas – Sousa – Cajazeiras. Outro circuito que deve ser implantado é São João do Cariri – Sumé – Monteiro e ainda o circuito ótico Coremas – Pombal – Catolé do Rocha.
 
O secretário João Azevedo destacou que o projeto, como um todo, prevê investimentos de R$ 14 milhões, na implantação de uma rede total de 974 km, que corresponde à soma da extensão de João Pessoa (60 km), mais a extensão ligando João Pessoa a Campina Grande (114 km) e a extensão para o interior do Estado (800 km).
 
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira