Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo atribui a vandalismo as falhas na Segurança no “Amigão”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Barricadas, pneus queimados e troncos de árvores impediram a saída dos quase 300 policiais que estavam escalados para fazer a segurança do jogo de futebol entre Treze e São Paulo, pela Copa do Brasil, na noite da quarta-feira, 16, no estádio "Amigão". O ato de vandalismo foi denunciado pela equipe da Segurança Pública do Estado, que ao lado do secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, e do secretário do Governo, Walter Aguiar, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, em João Pessoa.

Os secretários apresentaram um vídeo que registrou os episódios de vandalismo ocorridos em frente ao 3º Esquadrão de Polícia Montada, em Campina Grande, minutos antes do jogo, impedindo assim, que o Estado cumprisse com o esquema de segurança previsto para o evento.

“Antes mesmo de o jogo começar mensagens no twitter foram postadas anunciando o ato de vandalismo. Um fato lamentável e inadmissível, que não vai intimidar o Governo”, alertou o secretário Nonato Bandeira.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, disse que as imagens revelam quem foram os verdadeiros culpados pelo enfraquecimento do esquema de policiamento no estádio. Ele garantiu que todos os fatos serão apurados e que o Governo vai agir com rigor. “Tudo está sendo acompanhado desde o primeiro momento, vamos apurar até o fim e não haverá tolerância”, enfatizou.

O coronel Euler Chaves explicou que por conta da ação dos manifestantes, houve impedimento da presença dos policiais e a segurança do estádio foi realizada com apenas 70% do efetivo esperado para a noite.

Em relação ao policial civil que foi flagrado atirando para o alto dentro do estádio, o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento Filho, explicou que o ele já foi afastado das funções operacionais. “O policial foi imprudente e tecnicamente deveria ter usado uma arma não letal para dispersar a multidão, mas tudo será apurado e, caso comprovada a culpabilidade, será aplicada a pena disciplinar compatível”, afirmou.

Apesar da ação do policial ter sido considerada imprudente, o delegado lembrou que no dia do jogo, o mesmo policial, auxiliou na prisão de dois assaltantes acusados de praticar crimes de “saidinha de banco” na cidade de Campina Grande. Os assaltantes foram identificados pelas vítimas e o crime foi solucionado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais