Governo anuncia Marco Raupp na Ciência e Tecnologia

O governo anunciou o nome de Marco Antônio Raupp como novo ministro da Ciência e Tecnologia, conforme adiantou a Folha. Ele assume a vaga de Aloizio Mercadante, que vai para o Ministério da Educação.
 
A troca de ministérios foi motivada pela saída do atual ministro da Educação, Fernando Haddad, que deixa o governo para disputar a Prefeitura de São Paulo. Sua despedida acontece na próxima segunda-feira (23).
 
Presidente da Agência Espacial Brasileira, Raupp tem perfil técnico e foi indicado pelo próprio Mercadante para o cargo.
 
A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro.
 
Na mesma nota em que anunciou a mudança, a presidente Dilma Rousseff agradeceu o "empenho e a dedicação" de Haddad à frente do Ministério da Educação.
 
"A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões", diz a nota da Presidência.
 
PERFIL
 
Marco Antônio Raupp, 73, é físico formado pela UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e PhD em Matemática pela Universidade de Chicago, além de livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo).
 
De perfil técnico, é presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira) desde março de 2011.
 
Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, a 196 km de Porto Alegre (RS), a carreira acadêmica de Raupp tem passagem pela UnB (Universidade de Brasília), como professor-adjunto e pesquisador titular do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
 
Recebeu o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia).
 
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e diretor do Parque Tecnológico, em São José dos Campos.
 
É membro titular da IAA (Academia Internacional de Astronáutica, na sigla em inglês).
 
HADDAD
 
O governo já enviou convites para a cerimônia que marcará a despedida do ministro da Educação, Fernando Haddad, da Esplanada. Será às 14h30 de segunda-feira, dia 23.
 
Como antecipou a Folha, o governo prepara uma despedida em grande estilo para Haddad, com a comemoração da milionésima bolsa do ProUni, no Palácio do Planalto.
 
A sucessão de Haddad por Mercadante está prevista para o dia seguinte, dando a largada para a reforma ministerial.
 
 
 
 
Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.