Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governistas derrubam convites para Palocci dar explicações

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Senado rejeitou nesta quarta-feira convites para o ex-ministro Antonio Palocci explicar sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos. Em ampla maioria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, os governistas derrubaram por 14 votos a 7 dois pedidos da oposição para que Palocci explicasse aos senadores as denúncias que o envolvem.

Os requerimentos, que antes da demissão de Palocci eram de convocação do ex-ministro, se transformaram em convites –já que pelo regimento do Congresso o petista só poderia ser obrigado a depor se ainda estivesse no cargo.

Mesmo com a possibilidade de Palocci recusar os convites, a base de apoio da presidente Dilma Rousseff compareceu em peso à reunião da CCJ para rejeitar os dois requerimentos. A oposição, em contrapartida, manteve os pedidos como gesto político numa tentativa de mostrar que a saída de Palocci não encerra a crise no governo.

Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protestaram contra a recusa dos requerimentos. "A demissão do ministro não pode se constituir em sentença de absolvição. Não nos exime da responsabilidade de buscar a verdade. Há indícios da maior seriedade e consistência que não foram cabalmente esclarecidos", afirmou Dias.

Para Randolfe, a demissão de Palocci deixa lacunas que precisam ser respondidas pelo Legislativo. "Creio que até senadores da base têm perguntas a serem feitas. A sociedade brasileira quer ouvi-las."

Em defesa de Palocci, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que os convites "perderam o objeto" com a saída do ex-ministro. "Nós podemos contestar, manter a posição política, mas isso é uma coisa absolutamente sem sentido."

Para o senador petista Jorge Viana (AC), Palocci está pagando uma "conta alta do ponto de vista moral", por isso não cabe ao Congresso chamá-lo para esclarecer as denúncias. "Não tem sentido, a não ser em prejuízo à agenda do Congresso e do país, o Senado se prender a um tema que está muito bem colocado à disposição do Ministério Público Federal."

CPI

Além de insistir nos convites para Palocci prestar esclarecimentos, a oposição promete manter a ofensiva na coleta de assinaturas para instalar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o crescimento do patrimônio do ex-ministro.

Os oposicionistas têm 20 das 27 assinaturas necessárias para que a comissão seja instalada no Senado, mas o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que vai retirar sua adesão com a saída de Palocci.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que havia prometido assinar o requerimento, disse também não ver mais motivos para a instalação da comissão –o que na prática deve inviabilizar a sua instalação.

Sem a adesão de governistas, a oposição não tem número suficiente de parlamentares para tirar a CPI do papel.

"Por que não ouvi-lo no Senado? O Congresso, especialmente através de CPIs, tem se constituído parceiro das autoridades judiciais. Não podemos aceitar colocar debaixo do tapete a sujeira que possa existir", afirmou Dias.

 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais