Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador visita porto de Cabedelo e vistoria novo armazém e dragagem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou no final da tarde da quarta-feira (2), uma visita técnica aos serviços de dragagem do Porto de Cabedelo, cuja conclusão está prevista para o final do mês de abril, e também às obras de reforma do armazém 4, concluída esta semana e que começará a armazenar cargas, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao lado do presidente da Companhia Docas, Wilbur Holmes Jácome, do vice-presidente Antônio Ricardo e técnicos do porto, Ricardo conferiu de perto a dragagem que está sendo executada pela Enterpa Engenharia, através de dois navios de bandeira chinesa que fazem a remoção da areia para aumentar o calado que hoje é de 9 metros para 11 metros. As obras de dragagem do porto de Cabedelo estão orçadas em R$ 47 milhões, cujos recursos estão assegurados pela Secretaria Especial dos Portos. Cerca de 70% da obra de dragagem já foi concluída.        

“O aumento do calado fará com que o porto, que recebe navios com até 35 mil toneladas, passe a receber cargas de 50 ou até 60 mil toneladas, gerando a necessidade de movimentação de mais mão de obra e mais arrecadação do porto e do Estado”, explicou Wilbur. 

O presidente da Docas, Wilbúr Jacomé, ressaltou que pouco mais de um mês a nova gestão está conseguindo avanços importantes como a entrega do novo Armazém para receber cargas consideradas limpas, como medicamentos e brinquedos, o que não existia e provocava multas e ameaça de interdição por parte da Anvisa e prejuízos para os importadores e exportadores do porto.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que com o aumento do calado do Porto de Cabedelo e a implantação de uma logística viável será possível prospectar novos clientes de forma a aumentar a movimentação de cargas, gerar mais mão de obra e incrementar a arrecadação de ICMS. De acordo com o governador, é preciso que a Cinep, a Receita do Estado, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e o Porto de Cabedelo atraiam novos clientes e sensibilizem as empresas que vão utilizar os incentivos fiscais do Estado, da importância de utilizarem o Porto de Cabedelo como forma de fortalecer a economia do Estado.

Projetos no PAC 2 – Wilbur Jácome também anunciou que o porto irá encaminhar na segunda quinzena de março dois projetos para serem incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Um para a construção do Terminal de Múltiplos Usos e outro para as obras de reforço do Cais gerados com a dragagem e o aumento do  calado.

O presidente da Docas ressaltou que o projeto vai possibilitar a criação de novos berços de atracação e do terminal de passageiros, visando a implementação de uma nova logística e o incremento do turismo no Estado. Ele explicou que o porto atualmente não tem  capacidade para armazenar conteiners e com o projeto terá como movimentar cerca de 50 mil conteines em um ano. `

Movimentação – Em fevereiro de 2011 o porto recebeu 151.078 mil toneladas, o que significa um incremento de 141% em relação ao mesmo período de 2010. Para Wilbur as medidas de redução em 21% de despesas com folha de pessoal e em custeio, a reorganização da logística do Porto e o aumento do calado vão aumentar a perspectiva de movimentação de cargas e de receita do Porto de Cabedelo ainda este ano.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira