Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador recebe projeto de grupo português para construção de fábrica no Conde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho recebeu projeto do Grupo português Cimpor – Cimentos do Brasil, para construção de uma fábrica no município do Conde, no Litoral Sul do Estado, na tarde desta sexta-feira (25). O empreendimento, projetado pelo grupo português, prevê a parceria com o Governo do Estado para a utilização do lixo para gerar energia.

 
Segundo o governador, este é um tipo de investimento adequado para uma proposta sustentável de tratamento do lixo. Para ele, o projeto irá gerar desenvolvimento econômico para o Estado, através da geração de empregos, mas deve envolver toda sociedade.
 
“Esse é um processo importante. Temos que envolver as cooperativas que aqui existem e envolver a sociedade no processo como um todo. Nos interessa muito que ele seja aplicado na Paraíba. Um dos maiores problemas do mundo é a questão do lixo. Há tecnologia sendo desenvolvida na Alemanha que trata do lixo e deixa resíduos mínimos. Temos que procurar soluções e parcerias que se preocupem com a questão ecológica”, sentenciou o governador.
 
De acordo com o presidente da Cimpor, Alexandre Lancastre, com a apresentação do projeto Caxitu, o grupo pretende fortalecer a parceria com o governo estadual e trazer desenvolvimento econômico para Paraíba. “Esperamos ampliar o crescimento da empresa e trazer desenvolvimento para o Estado. Temos uma estrutura financeira sólida e esperamos poder contar com este Estado que tão bem nos recebeu. Fizemos um estudo da necessidade da criação de uma fábrica no Nordeste e optamos pela Paraíba, que terá a Unidade Industrial, que chamamos de Projeto Caxitu, no município do Conde”, declarou Lancastre.
 
De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Cimpor/BR, Cristiano Baccin, o grupo já vem fazendo os estudos ambientais, recebendo aprovação da Sudema. “Propomos que dentro deste projeto possamos usar o lixo urbano como combustível, como gerador de energia. A Paraíba gera uma quantidade de lixo por ano que poderia ser reaproveitada. Uma parte do lixo poderia ser destinada à reciclagem, uma parte voltaria ao aterro e outra destinada à nossa fábrica para produção de energia”, ressaltou.
 
O governador Ricardo Coutinho participou de um almoço com empresários do ramo, acompanhado pelo secretário executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos; do secretário estadual de Indústria e comércio, Marcos Procópio e da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados