Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador inaugura novas ações no Projeto Várzeas de Sousa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão inaugura, nesta quinta-feira (30), mais uma etapa das obras de infraestrutura do Projeto Várzeas de Sousa, obra executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em solenidade às 9h30. Serão as drenagens de três lotes, sendo dois de pequenos produtores e o outro de produtor classificado como empresarial, deixando praticamente concluído todo o projeto.

O secretário Francisco Sarmento informou que com essa etapa agora inaugurada, caberá pouca coisa para o próximo governo fazer, que é justamente a organização da cadeia produtiva, que poderá utilizar como modelo sistema de irrigação já testado e aprovado em outras regiões.

“Quase toda a infraestrutura do projeto está concluída, faltando menos de cinco km de rede de distribuição de água de um total de 48 km”, comentou. Durante o ano de 2010, informou, a produção dos lotes em funcionamento permitiu uma circulação de recursos da ordem de R$ 10 milhões, com a produção de banana, manga, abóbora, arroz biodinâmico entre outros produtos.

Também serão inauguradas estradas vicinais de acesso ao projeto, numa extensão de 54 km, e o sistema de irrigação por micro-aspersão, beneficiando 156 lotes que poderão trabalhar com fruticultura. Essas obras são fundamentais para a concretização do projeto de irrigação naquela área, que o governador considera importante para consolidar a economia rural da Paraíba, quando estiver totalmente concluído.

Há um ano, o governador José Maranhão, esteve no local para entregar escritura pública de posse de terra a 178 agricultores do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas), e assinou um contrato de concessão do direito real de uso de 1.007 hectares para beneficiar mais 141 famílias de trabalhadores que ocupam parte da área do Pivas e ordens de serviços para aquisição de equipamentos de irrigação. Também autorizou a construção do Centro Gerencial do Projeto e a conclusão da rede de distribuição de água, além do início das obras em três conjuntos habitacionais na zona urbana.

O Projeto Várzeas de Sousa foi lançado pelo Governo do Estado em 1998, visando promover o desenvolvimento da região oeste do Estado, situado entre os municípios de Sousa e Aparecida.
          
O projeto está sendo implantado dentro de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado.   
   

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

f6e0316c-7fcf-455c-97a6-45997afb091b

Relatório de Efraim à PEC que criminaliza o porte de drogas é aprovado no Senado

camaradiasdavila

Vereadores de município baiano aprovam reajuste de R$ 0,46 para professores

chuvasjp (2)

João Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas, mas sem ocorrências graves

alpbabre (1)

ALPB garante acompanhantes para mulheres em procedimentos médicos com sedação

odonecico

Sancionada Lei que proíbe fogos de artifício com estampido em João Pessoa

1713220734661dac7e30ef1_1713220734_3x2_lg

Unimed manda cancelar plano de saúde de idosa de 102 anos

alph-ufpb (1)

Caso Alph: Ex-namorada é julgada pela morte de estudante da UFPB

Unimed JP 1

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Gervásio Maia, deputadoo

Projeto de Gervásio quer garantir fornecimento gratuito de repelentes para inscritos no CadÚnico

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage