Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador firma mutirão de cirurgias com prefeitura de CG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu na noite de ontem, no Palácio da Redenção, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), e oficializou proposta de firmar um Pacto pelo Desenvolvimento Social, com a instituição da contrapartida solidária. O objetivo é elevar positivamente os indicadores sociais na saúde, educação e desenvolvimento humano no município.    

O governador propôs a realização de um mutirão de cirurgias eletivas em parceria com a prefeitura para efetivação de especialidades como neurologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia.  A proposta também foi feita pelo prefeito Veneziano e o próximo passo é reunir representantes das secretarias de Saúde do Estado e de Campina Grande para planejar a ação conjuntamente nos hospitais públicos e conveniados de Campina Grande.  
  
De acordo com Ricardo Coutinho, a partir do Pacto do Desenvolvimento Social será possível potencializar as ações nos municípios e promover mudanças nos índices sociais, com a prática de medidas simples. “Sei que as coisas caminham nos municípios e independentemente das questões políticas, estou determinado em firmar parcerias com municípios para Paraíba funcionar melhor”, ressaltou. 
 
Ricardo também propôs que a prefeitura de Campina Grande assuma efetivamente o atendimento a baixa e a média complexidade como determina o Pacto Federativo, como forma de desobstruir a porta de entrada da urgência no Hospital Regional. Veneziano ressaltou as dificuldades do município por referenciar vários outros municípios de Paraíba.    
 
No ofício encaminhado ao prefeito, o governador propõe a implantação da Central de Regulação de Internações dos leitos hospitalares vinculados ao SUS; a implantação de um Centro de Atenção Integral à Saúde com ofertas de consultas e exames e o aumento de exames de biopsia, coleta de material para exame citológico, mamografia, histeroscopia, entre outros. 
 
Na área da educação básica o governador propõe a abertura de turmas em regime de dois turnos, a oferta em 2011 de 400 vagas em creches e de mais 250 na pré-escola. A medida visa diminuir índices preocupantes, a exemplo da distorção idade-série, que no Ensino Fundamental na Zona Urbana do município chega a 40,2% e também os de reprovação, que chega a ser superior a 20% e de abandono, de 15%.         

Propostas – O prefeito Veneziano entregou um ofício ao governador com 12 propostas nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico, saúde e apoio a eventos turísticos. Dentre as solicitações do prefeito estão à construção de uma relação institucional com a Cagepa, a realização de obras de esgotamento sanitário em oito bairros do município, a implantação do projeto Multicultural do antigo Cine Captólio, cessão de parte da área do II Batalhão da Polícia Militar para interligar a Avenida Almeida Barreto, inclusão de Campina Grande no mutirão de Cirurgias Eletivas e apoio financeiro para o Maior São João do Mundo.  

O governador destacou que sua equipe de governo irá estudar as propostas e dialogar com a prefeitura projetos importantes como a implantação do Pólo Industrial que complementa o Porto Seco, o mutirão das cirurgias eletivas, além de obras viárias e culturais.  
 
Quanto ao apoio financeiro para o São João, o secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira disse que neste momento o Estado não tem condição de destinar dinheiro para eventos no Estado, mas que estará presente na infraestrutura da festa como destacamento de efetivo policial, reforço do atendimento nos hospitais, Corpo de Bombeiros a busca junto à operadora de turismo CVC para trazer vôos Charter para Campina no período junino.
 
“Compreendemos a importância do São João de Campina Grande, mas neste momento devido às limitações financeiras não podemos apoiar com recursos nenhum evento nos municípios”, complementou Bandeira.   
 
O secretário fez uma avaliação positiva do encontro, com a abertura do diálogo entre o governo e a prefeitura de Campina Grande, apontando para parcerias futuras que visem o bem dos campinenses e dos moradores região da Borborema. 

Diálogo – O prefeito Veneziano Vital disse que sai da reunião com expectativa de que algumas parcerias sejam realizadas e irá buscar dialogar com secretários do Estado para tentar efetivá-las. Ele destacou que está pedindo mais investimentos da Cagepa pelo fato do órgão recolher R$ 9 milhões da prefeitura.    

Ele destacou que em uma audiência como esta não é possível resolver todos os pontos, mas que foi importante a abertura de diálogo sobre a partilha de recursos na saúde, parcerias no setor de saneamento, de infraestrutura e o desejo do município assumir o Programa do Leite. “Foi uma conversa que trilhou o caminho do entendimento na expectativa de colocar o setor da prefeitura com o setor estadual para a discussão de projetos comuns”, avaliou. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio

Pleno do TJPB 2024

Pleno do TJPB nega recurso e mantém decisões da Operação Festa no Terreiro

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional