Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governador anuncia inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Ferrovia Transnordestina será uma realidade para o Estado da Paraíba. O anúncio foi feito pelo governador José Maranhão (PMDB), que atendeu a um convite do Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC), nesta sexta-feira (07), para debater o desenvolvimento econômico e humano do município e da região.

A Paraíba ficou de fora do projeto inicialmente, mas o governador Maranhão, ao assumir o Estado, comprou a “briga” e reivindicou diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a inclusão do Estado no projeto. A sintonia administrativa entre o governo federal e a atual administração estadual vai garantir o ramal da ferrovia. O projeto para a realização da obra já está em fase de elaboração.

O debate, que foi realizado no Teatro Íracles Pires de Cajazeiras, foi conduzido pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz. Ele destacou que o governador Maranhão é um “profundo conhecedor da Paraíba”. Ele espera que o debate sirva de balizador para futuras intervenções estratégicas capazes de melhorar o desenvolvimento de Cajazeiras e da região.

O reitor da UFCG ressaltou que as políticas de governo implantadas pelo governador Maranhão são boas e de interesse da sociedade paraibana. “Que elas possam ter prosseguimento”. Thompson Mariz ressaltou que a região polarizada por Cajazeiras tem muitas potencialidades. Ele defende propostas de desenvolvimento mais descentralizadoras, no sentido de que saiam do eixo João Pessoa-Campina Grande e se estendam ao interior.

Maranhão afirmou que o governo do Estado tem, sim, uma preocupação com o econômico e o social dos municípios. Que as cidades do interior, há 30, 40 anos, tinham uma história de desenvolvimento atrelado às culturas do sisal, algodão e cana-de-açúcar, hoje já quase inexistentes.

Ele ressaltou a necessidade de se desenvolver alternativas de industrialização no interior do Estado. Essa seria uma das propostas do plano de governo. “A indústria precisa ser direcionada as cidades do interior. Esse é um diferencial que o governo pode oferecer”. O governador lembrou que a política de incentivos às indústrias já existe, que dentro da legislação vigente chegam a 100%.

A industrialização voltada para o interior, na visão do governador, pode explorar os potenciais de cada município, a exemplo da indústria manufatureira e de calçados. Seria uma forma ainda de um melhor aproveitamento da mão-de-obra local, gerando emprego e renda para a região.

“A Paraíba tem que ousar”

Investimentos na exploração da atividade turística também fazem parte do programa de governo como mais uma alternativa de se desenvolver não apenas Cajazeiras e a região do Sertão, mas todo o Estado. Maranhão disse ainda que a universidade pode contribuir para o desenvolvimento, a partir do momento que se interioriza. “A Paraíba tem que ousar”, completou Maranhão.

O governador respondeu a perguntas de representantes da sociedade civil organizada. Falou sobre as melhorias na educação, sobre a gestão compartilhada no Hospital Regional de Cajazeiras dentro de um novo modelo de gestão hospitalar. “Quando pensamos nisso estávamos pensando na maneira de se ter uma gestão equilibrada e modernizada”, explicou.

Assuntos como o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, concentração de renda, melhorias nas estradas, recuperação das estradas, problemas referentes à região de Cajazeiras predominaram nas perguntas feitas ao governador Maranhão, que lembrou ter recebido um mandato encurtado, apenas um ano e 10 meses.

“Quando eu me preocupo com grandes projetos de desenvolvimento, não posso me esquecer que nenhuma região é atrativa se ela não tem sustentabilidade, se não tem projetos estruturantes já vigentes. Não se pode pensar em desenvolvimento econômico sem abastecimento sanitário, esgotamento sanitário, sem estradas”, afirmou.

Maranhão lembrou a situação financeira em que se encontrava o Estado que não permitia assinar contratos junto a organismos nacionais e internacionais. “Hoje a realidade é outra”, disse, se referindo a contratos de empréstimos junto ao BNDES, para equipar os hospitais, e a Corporação Andina de Fomento (CAF), para melhoria e construção de estradas.

Governador parabeniza MAC pela iniciativa

O governador José Maranhão, que atendeu ao convite do MAC para discutir formas de alavancar o desenvolvimento econômico e humano de Cajazeiras e da região, elogiou a forma apartidária como o debate foi conduzido. “Em nenhum momento se tratou de picuinhas políticas. Todas as perguntas foram dirigidas de forma a discutirmos os problemas, e com isso, apresentarmos e buscarmos soluções para desenvolver o município”, avaliou.

Ele elogiou ainda os integrantes do Movimento dos Amigos de Cajazeiras, através da direção. Disse que o organismo foi decisivo para a construção do Aeroporto Regional de Cajazeiras – a obra já está em fase adiantada -, assim como a implantação do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande. Para Maranhão, o MAC está imbuído no espírito de continuar essa mobilização pelo desenvolvimento da cidade.

“Fiquei feliz por participar, ouvir e apresentar sugestões”, disse o governador. Como não foi possível responder a todos os questionamentos, devido ao horário, foram entregues perguntas ao governador, que garantiu responder a todas. Ele reiterou o fato de que todas as perguntas feitas pelos empresários e representantes da sociedade presentes ao debate foram voltadas para o desenvolvimento de Cajazeiras. “Esta noite, o MAC deu um exemplo para toda a Paraíba”, ressaltou o governador José Maranhão.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio