Glauce Burity recebe a Medalha Epitácio Pessoa

A professora Glauce Maria Navarro Burity, viúva do ex-governador Tarcísio Burity, foi homenageada com a Medalha de Epitácio Pessoa. A mais alta comenda da Assembleia Legislativa foi entregue numa cerimônia, bastante prestigiada, realizada na tarde de hoje, no plenário Deputado José Mariz. A propositura para concessão da honraria é de autoria do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB).

A Sessão Especial teve início com a execução do Hino Nacional e teve prosseguimento com a apresentação do coral “João Alberto Gurgel”, formado pelos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os trabalhos da Mesa Diretora foram conduzidos pelo deputado estadual João Gonçalves (PSDB) e secretariados pelo deputado Gervásio Maia Filho (PMDB), líder da bancada de situação na Casa de Epitácio Pessoa.

Na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar Raniery Paulino justificou a homenagem. “O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu que “os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer”. Portanto, à luz do raciocínio do poeta fico a imaginar as inúmeras obras existentes no nosso Estado que foram inspiradas nas idéias da professora Glauce Maria Navarro Burity, uma vez que o seu esposo realizou grandes avanços nas mais diversas áreas da esfera governamental, gravando decisivamente páginas importantes da nossa história”, ressaltou.

O momento mais emocionante da cerimônia promovida pelo Poder Legislativo aconteceu quando a Medalha e o Diploma de Epitácio Pessoa foi entregue à homenageada pelas mãos de seus filhos: Maurício, Leonardo e André Burity. “Acabo de ser agraciada nessa sessão solene com o diploma por relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, posso assegurar-lhe que ela me toca profundamente, sobretudo, por ter partido da Assembleia Legislativa, cuja propositura foi apresentada pelo deputado Raniery Paulino. Honra-me receber esta medalha neste momento da minha vida em que tenho me dedicado exclusivamente à minha família”.

As palavras de agradecimento proferidas por Glauce Burity, também trataram de algumas das principais obras sociais realizadas durante os oito anos do governo de Tarcísio Burity. “Construção da quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba, o aumento do número de crianças atendidas por creches, melhoria habitacional com a construção de casas populares”, pontuou e encerrou o discurso em tom de gratidão. “Meus amigos quero agradecer a presença de todos. Desejo um mundo onde os direitos os homens sejam respeitados, desejo um mundo humanitário e solidário, lutei e luto por este ideal. Obrigada pela honra que hoje me foi concedida”.

O deputado João Gonçalves afirmou que irá solicitar que o discurso proferido por Glauce Burity seja incluído nos anais da Assembleia Legislativa, pois serve de modelo para qualquer governo. “Quando se pensar na política de planejamento tem que se pensar, como se pensava o ex-governador Tarcísio Burity. Foi uma sessão histórica, pois Dona Glauce Burity trouxe para esta Casa o registro de uma importante parte da memória do nosso Estado, que pôde ser divulgadaara o conhecimento desta nova geração”, finalizou.

A Sessão Especial contou com a presença do Secretário da Controladoria Geral do Estado, Elson Pessoa de Carvalho; Juarez Farias, Presidente da Academia Paraibana de Letras da Paraíba; Damião Ramos, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Ricardo Bezerra, Presidente da União Brasileira de Escritores da Paraíba; o ex-governador do Estado, Dorgival Terceiro Neto; o deputado federal Manoel Júnior (PMDB/PB); o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e a Presidente da Academia Feminina de Letras da Paraíba, Balila Palmeira. 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.