Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gilberta Soares pede exoneração e deixa Governo de João Azevedo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A secretária da Mulher e Diversidade Humana do Governo da Paraíba, Gilberta Soares, entregou sua carta de exoneração ao governador João Azevedo, depois de responder pela Pasta nos últimos 9 ano. Em seu perfil nas redes sociais, Gilberta publicou uma carta de despedida:

”Informo o encerramento de um ciclo de 09 anos na condução da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (SEMDH), após ter feito esta comunicação, em audiência, com o governador João Azevedo, no dia 16 de dezembro.
Vindo da atuação nos movimentos sociais, especialmente movimento estudantil e movimento feminista, tive a oportunidade de implantar esse mecanismo pioneiro na Paraíba para a execução de políticas públicas de equidade e igualdade para mulheres, LGBTQI+, população negra e as comunidades tradicionais – indígenas, ciganas, quilombolas e de religião de matriz africana, criado em 2011, pelo ex. governador Ricardo Coutinho. Foram possíveis muitos avanços para a garantia dos direitos dessas populações, historicamente excluídas e vítimas de violências e preconceitos.
Em breve resumo, equipamentos públicos foram criados como a Casa Abrigo Aryane Thais, Centro Estadual de Referência da Mulher (Campina Grande), Centro Intermunicipal de Referência do Cariri (Sumé), Espaço LGBT João Pessoa, Espaço LGBT Luciano Bezerra (CG), Programa Integrado Patrulha Maria da Penha. Legislações e Decretos publicados, centenas de capacitações, oficinas, seminários de formação, campanhas educativas, sistemas de informação, termos de cooperação e convênios firmados, conselhos de direitos implantados, conferências realizadas, interiorização das políticas, planos de políticas públicas construídos, articulação da Rede de Atenção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual (REAMCAV), diálogos e parcerias estabelecidas. Sem contar as publicações e intervenções como: palestras, entrevistas na imprensa paraibana e a participação em eventos locais e nacionais. Tudo isso realizado com uma gestão comprometida, por meio de processos transparentes, lícitos e eficazes, considerando as parcerias como fundamentais.
Por tudo isso, segue os meus sinceros agradecimentos à toda a equipe da SEMDH pela dedicação, compromisso, competência e incansável parceria para construção desse belo legado; as(aos) militantes dos movimentos: feminista, de mulheres, de mulheres negras, de trabalhadoras domésticas e rurais, LGBT, negro, indígena, quilombola, cigano e de religião de matriz africana; as organizações sociais, as parceiras(os) das instituições públicas federais, estaduais e municipais; em especial as gestoras(es) de politicas para mulheres, de igualdade racial e de diversidade sexual; as secretárias(os) e dirigentes de órgãos, colegas e parceiras(os) do governo do estado e aos governadores Ricardo Coutinho e João Azevedo pela confiança e oportunidade.
Sem todas(os) vocês, não teria sido possível tanta construção, com colaboração, compartilhamento de saberes e respeito às diferenças. Os desafios foram muitos e constantes, mas superados com mãos dadas, apontando para a necessidade de cuidar do que está edificado e em pleno funcionamento. Torço para que as políticas para mulheres, população negra, comunidades tradicionais e LGBTQI+ avancem em respeito à população já contemplada e a mudança de mentalidade com vistas a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite direitos humanos.
Seguirei por novos caminhos com o mesmo compromisso pela construção de uma sociedade democrática, livre de preconceito, de racismo, machismo e LGBTfobia, levando comigo o aprendizado, a gratidão, as amizades, os afetos construídos e a liberdade de seguir a caminhada.
João Pessoa, 17 de dezembro de 2019.

Gilberta Santos Soares”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado