Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gestores do Programa de Artesanato do RN visitam Salão da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Coordenadores do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte visitaram o Salão de Artesanato da Paraíba, para conhecer e levar o know-how do evento paraibano para inovar a 19ª Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiarte), que acontece a partir do dia 24 deste mês, em Natal.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proart), Elaine Morgado, a infraestrutura da exposição paraibana e a criatividade das peças dos artesãos serão usadas como referências para a feira potiguar.

“Nós viemos à Paraíba especialmente para conhecer o Salão e trocar experiências. Nossa ideia é buscar alternativas para dar uma ‘chacoalhada’ na nossa Fiarte e buscar inspiração nos artesãos paraibanos, tanto no seu nível de capacitação, quanto na qualidade das peças. Eu adorei, me surpreendi com o bom gosto”, disse a gestora potiguar, que trouxe comitiva a João Pessoa no sábado (3).

Destaque para esculturas – Elaine Morgado destacou que a tipologia mais observada foi a das esculturas, já que esse será o tema da 19ª Fiarte. “O que mais nos chamou a atenção foram as esculturas, sejam de madeira, de barro ou de aço. Aqui encontramos novas ideias para nosso tema, mas também para o evento como um todo. A viagem foi extremamente proveitosa e teremos muito a levar de bagagem de conhecimento para o Rio Grande do Norte”, disse.

Além de Elaine, a comitiva potiguar contou com a presença do técnico curador da Proart, Marcílio de Souza; a técnica da Proart, Laura Maia; e o publicitário responsável pela 19ª Fiarte, Tiago Costa.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, recepcionou os representantes do Proart no Salão e comentou que o segredo para a qualidade do artesanato paraibano está firmado em três pilares: capacitação, divulgação e planejamento. “Há muito tempo outros estados vêm à Paraíba para ver como é feito o nosso Programa de Artesanato. Quando estamos participando de outras feiras e eventos pelo País, os artesãos paraibanos se destacam e isso chama atenção dos outros programas. Daí surge o interesse. Então sempre falamos que para o PAP dar certo é necessário fazer capacitações regularmente e, paralelamente, promover o artesanato através de divulgação. Temos que levar em conta também que todos os Salões e eventos que organizamos são feitos com muito carinho e planejamento, da infraestrutura até os detalhes de decoração. Todos os estandes são elaborados de forma que valorizem ainda mais o produto artesanal. Esse é o segredo, o que bom que vem dando certo”, explicou Ladjane.

Considerado um dos maiores eventos de artesanato do país, o 19º Salão de Artesanato da Paraíba apresenta o tema “Nossa Arte tem Fibra” e destaca trabalhos produzidos em 130 municípios. Com habilidade e inovação, os artesãos apresentam, além das peças em fibra, diversos objetos em madeira, algodão colorido, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, cordel, xilogravura e habilidades manuais.

O 19º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, que é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Funcionamento – O Salão funciona diariamente das 15h às 22h até o dia 26 deste mês, localizado no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. A visitação é gratuita.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência