Um dos principais desafios das prefeituras é a gestão de pessoas, abordagem básica para a prestação de serviços públicos de qualidade. A prefeitura costuma ser o maior empregador da cidade. Nesse sentido, os servidores municipais representam 57% do total de servidores públicos do país.
Normalmente, a prefeitura é dividida em vários departamentos e a estrutura é projetada para organizar melhor as principais necessidades de cada cidade. No entanto, esse modelo impede que esses departamentos se comuniquem, o que retarda o processo e compromete a qualidade dos serviços prestados. Melhorar a coesão e a consistência entre os setores é fundamental, e torna-se um desafio que deve ser visto como uma prioridade para os gestores públicos municipais.
O principal caminho para resolver problemas complexos é um pensamento bem treinado. No domínio público, as pessoas são o principal ativo de uma organização, por isso, treinar e motivá-las para pensar e resolver problemas complexos é particularmente importante. Pessoas com objetivos precisam de empregos relacionados aos seus sonhos de vida.
Por isso, por meio de uma boa gestão de pessoas no setor público, o gestor formará uma equipe preparada para solucionar os problemas que encontrará no processo. O principal ativo para resolver qualquer crise é a experiência humana, então, dentre outras coisas:
Estude o plano de Gestão de Pessoas do município
Entenda a legislação vigente
Olhe para a sua equipe
Promova a Valorização
Promova o Engajamento
Invista no Acompanhamento
Desenvolva a sua equipe
O primeiro passo de um bom gestor é contar com um time de pessoas motivadas e capacitadas para realizar o trabalho. Especialmente no caso de grandes equipes é fundamental conseguir olhar para cada membro dela individualmente, identificando o que pode ser estimulado em cada um e construindo relações de confiança, dando oportunidade para que esses colaboradores possam colocar em prática as suas ideias e experiências.
Outro fator de grande importância é perceber que as equipes que mais entregam resultados têm em comum a prática de valorização. É preciso identificar os colaboradores como parceiros e não como estritamente recursos humanos. Ao se sentir valorizado, o servidor trabalha mais motivado, o que influencia tanto na qualidade do serviço que ele entrega como também na motivação de toda a equipe. E com a equipe motivada temos um maior engajamento.
No setor público, a eficiência e a eficácia do trabalho, assim como no setor privado, passam pelo preparo da equipe. Os gestores devem estar cientes de que as competências devem ser sempre aperfeiçoadas por meio de desenvolvimento técnico e comportamental para a evolução do time. Não vejam as capacitações e cursos dos colaboradores como gastos ou despesas sem importância. O INVESTIMENTO na capacitação de seu colaboradores deve ser constante para o melhoramento da equipe e como sequência melhores resultados para a prefeitura.
Como vimos, investir em uma política de Gestão de Pessoas é uma prática importante de valorização e reconhecimento do principal insumo das prefeituras: o quadro de servidores, e dessa forma, melhorar os serviços oferecidos à população.