Gervásio integra subcomissão para acompanhar uso da Base de Alcântara

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), que integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, tomou posse na subcomissão permanente que vai acompanhar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O colegiado que tem como relatora a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), vai analisar e monitorar políticas e acordos relacionados à base de Alcântara.

De acordo com Gervásio, a expectativa é que a subcomissão contribua para uma discussão qualificada sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, firmado com os Estados Unidos pelo presidente Jair Bolsonaro em março deste ano.
“A retomada da política aeroespacial é importante, mas é preciso garantir a soberania nacional. Vamos pensar em políticas que gerem dividendos financeiros para salvaguardar a população alcantarense”, ressaltou Gervásio Maia.

Potencial – De acordo com a deputada Luiza Erundina, o Centro de Lançamento de Alcântara, criado no início dos anos 1980, no estado do Maranhão, é um dos melhores locais para lançamento de foguetes e satélites do mundo. “Sua localização próxima à Linha do Equador possibilita uma economia de cerca de 30% em combustível nos lançamentos, e sua proximidade ao mar facilita a chegada de contêineres”, destacou a parlamentar.

Composição – Além de Gervásio Maia, também integram a subcomissão os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA), Luiza Erundina (PSOL-SP), Margarida Salomão (PT-MG), Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF). Os deputados Angela Amin (PP-SC) e David Soares (DEM-SP) integram o colegiado na posição de suplentes.

O acordo para utilização do Centro de Lançamento de Alcântara ainda será submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.

Gervásio integra subcomissão para acompanhar uso da Base de Alcântara

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.