Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gadelha cobra reativação do Centro de Tradições Ciganas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“O deputado federal Marcondes (PSC-PB) classificou como “uma iniciativa muito feliz e muito oportuna” a Edição 2010 do Prêmio Culturas Ciganas. Gadelha aproveitou a circunstância para mostrar preocupação com a situação vivida pela comunidade cigana e disse que “o momento é ideal para reativar as atividades do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI)”, primeiro Centro de Referencias Ciganas do Nordeste, localizado na região de Sousa.

Assim que soube desta edição do concurso, Marcondes Gadelha conversou com o subsecretário executivo de Cultura do Estado, David Fernandes, e elogiou o Prêmio Culturas Ciganas. “Falei com o secretário e ele me disse que prêmio é instituído para apresentações sobre diversos aspectos da cultura cigana. A parte de artesanato, gastronomia, linguagens, danças e manifestações artísticas em geral, tudo isso vai ser objeto de premiação para pessoas oriundas da comunidade cigana”, disse o parlamentar. A ação é do Governo do Estado, através da Subsecretaria Executiva de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura (MinC).

Gadelha, que foi um dos principais responsáveis pela obra do Centro, garantindo na ocasião parcerias e recursos, aproveitou para solicitar a reativação do CCDI. “Também pedi ao secretário para que tomasse iniciativa no sentido de reativar o Centro de Tradições Ciganas, que é chamado lá de Centro de Referência da Cultura Cigana, porque aquele Centro, que nós trabalhamos com muito carinho, estava meio abandonado. Houve o compromisso dele em revitalizá-lo e isso tudo fecha um leque de atividades fundamental para a gente afirmar a identidade dos ciganos de Sousa e a sua importância par a vida social e cultural da região”, explica

Conhecido pelo povo cigano como defensor e conhecedor da cultura cigana, Gadelha aproveitou o ensejo e fez questão de ressaltar a sua atenção para que os costumes e as tradições ciganas não se percam e explicou a necessidade de reativar o Centro. “A preocupação com a vida sedentária que os ciganos estão levando lá em Sousa é a de que eles fossem paulatinamente perdendo as suas raízes, perdendo a sua história, as suas origens e a sua cultura”.

O parlamentar completa afirmando que “essas ações vão exatamente resgatar aspectos da cultura cigana e fazer também com que eles voltem de novo a cultuar os seus valores, a história e as tradições”. Para aqueles que queiram saber mais informações sobre o Prêmio Cultura Cigana, basta acessarem o endereço eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal: www.cultura.gov.br/diversidade.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Eleição da UFPB terá três chapas e atual reitor concorre à reeleição

Anteriores

coutoreuniao (1)

Couto, Cartaxo e Ricardo se reúnem e atacam Cícero Lucena

bolsonaro1

Ao receber cidadania paraibana, Bolsonaro diz que político não tem ação concreta

viaturasfurtoenergia

Ação de combate ao furto de energia resulta em 7 prisões

d8b82c70-f3bd-46d3-9bfa-61ce8d61d00a

Setor de serviços na Paraíba cresce 11,4% e registra 2ª maior expansão do País, revela IBGE

mptdelivery (1)

MPT discute segurança do trabalho com sindicatos de entregadores e motoristas de aplicativos na PB

diozene

Padre é preso com armas e munição durante blitz em Campina Grande

Sabadinho Bom praça rio branco

Sabadinho Bom apresenta grupo Choramigo no mês em que se comemora o Dia Nacional do Choro

Bolsonaro em JP

Na capital, Bolsonaro manda recado a apoiadores: “Uma pessoa não vai resolver o problema de vocês”

Vacina contra gripe, influenza

Prefeitura de João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra gripe e dengue neste sábado

xand

Prefeitura de Rio Tinto cancela show de R$ 400 mil com Xand Avião