Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Funcionamento de UPA vai desafogar urgências de hospitais de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma obra que irá desafogar as portas de urgência dos hospitais de João Pessoa. Este foi um dos destaques ressaltados pelo prefeito Luciano Agra durante a inauguração da primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) Oceania, na Capital, nesta quarta-feira (21). A unidade passa a beneficiar 400 pessoas diariamente com atendimento a casos de urgência de baixa e média complexidade, onde não há risco de morte ou de lesão irreversível no paciente, inclusive nos finais de semana.

Durante a inauguração, Luciano Agra enfatizou que o novo equipamento irá complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade. "Temos hoje os maiores complexos hospitalares da cidade e a UPA irá melhorar a qualidade no atendimento fornecido à população”, assinalou.

Já a secretária municipal de saúde, Roseana Meira falou sobre a necessidade de agregar humanização ao serviço. "A inauguração da UPA foi uma conquista para o pessoense, que tem, cada vez mais, um atendimento melhor. Ao lado disso, temos que destacar também, agora que temos um equipamento que irá desobstruir as urgências na cidade e atender a necessidade de oferecer mais qualidade no atendimento dos usuários, que satisfaça seus direitos e necessidades”, afirma Roseana.

Cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para construção e aquisição de equipamentos. A UPA Oceania está situada na avenida. Flávio Ribeiro Coutinho, 70, no bairro de Manaíra.

A UPA vai atender casos de urgência e emergência de natureza diversas. A unidade está articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Samu, unidades hospitalares, seguindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência através das Centrais de regulação Médica de Urgências.

Na unidade haverá um sistema de acolhimento, em sala própria, realizado por enfermeiros, baseados em classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A UPA funciona com uma equipe multidisciplinar, entre eles médicos clínicos e pediatras, numa estrutura composta de 13 leitos, dividida por cores que se referem à prioridade dos atendimentos de acordo com a classificação de risco.

Os Pronto Atendimentos são uma espécie de Pronto Socorro destinado a resolver apenas ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente. Todo e qualquer mal-estar repentino, como uma dor de cabeça, uma febre ou uma crise de hipertensão, podem ser tratados em um Pronto Atendimento. Para tanto, nestes locais, o paciente não precisa agendar consulta com antecedência. Um paciente com sintomas de gripe, por exemplo, pode ser atendido, medicado e voltar para casa em poucas horas.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – Samu que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos