Frei Anastácio representa a Paraíba em encontro nacional do Movimento PT

O Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT, realizado de quinta a domingo (19 a 22), em Natal-RN, reuniu representantes da tendência de todo Brasil. A Paraíba foi representada pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT), fundador do movimento no estado. “Foi um encontro onde a juventude teve a oportunidade de refletir sobre o passado, presente e futuro do nosso país e elaborar uma agenda de atividades”, disse Frei Anastácio.

Frei Anastácio destacou ainda que a participação da juventude é de extrema importância já que em encontros como esse, eles participam das grandes discussões nacionais, como a reforma política e o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramitam no Congresso Nacional. “Esses assuntos devem ter a participação de todos que devem colaborar com a reforma política e a juventude não pode ficar de fora de um projeto tão importante para o País", disse o deputado. O encontro teve a participação de jovens e representantes da tendência de 14 estados.
A deputada federal pelo Rio Grande do Norte, a paraibana Fátima Bezerra (PT), presidenta da Comissão de Educação da Câmara, salientou a formulação do PNE 2011-2020, que vai definir as metas para a Educação e deve  ter também a contribuição dos jovens. "Convoco todos vocês que fazem a Juventude do Movimento PT a discutirem e se envolverem com o debate do Plano Nacional da Educação. Trata-se de um assunto que atinge diretamente vocês", ressaltou a deputada falando aos jovens.
Segundo Frei Anastácio, entre os temas discutidos estão “Democracia Brasileira e o PT: histórias que se confundem; PT: socialista ou social-democrata? A identidade do Movimento PT e o socialismo democrático: passos necessários. A Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário,também participou com a palestra “Plano Nacional de Desenvolvimento Humano”.
  Um dos pontos mais importantes do encontro, segundo o parlamentar, foram os grupos de discussão formado pelos jovens, que debateram Juventude e educação; Juventude e trabalho; Juventude e comunicação;Juventude e campo;Juventude e participação;Juventude e cultura Juventude e meio ambiente;Juventude e igualdade racial;Juventude e direitos humanos e a Juventude e saúde.
Aniversário de Sindicato
No domingo (22), Frei Anastácio também participou das comemorações dos quarenta anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, um dos mais antigos da Paraíba, fundado em 18 de maio de 1971. As comemorações começaram pela manhã, com homenagens aos ex-presidentes e à tarde houve celebração religiosa. Segundo Frei Anastácio, esse sindicato tem um papel muito importante, não só para os agricultores daquela região, mas para o resto do estado, porque serve de exemplo pela organização e pelas lutas em defesa dos trabalhadores.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.