Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frei Anastácio defende projeto que beneficia pobres na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual e deputado federal eleito, Frei Anastácio (PT), foi um dos principais defensores do projeto de lei do Governo do Estado, aprovado na Assembleia Legislativa, que fortalece o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza na Paraíba – FUNCEP.

 O Fundo tem como objetivo viabilizar o acesso da população mais pobre a níveis mais dignos de subsistência. Seus recursos são aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, saneamento básico, reforço de renda familiar e outros programas relevantes de interesse social.

Atualizações no conjunto de bens supérfluos que tem incidência de uma alíquota adicional de ICMS para o combate à pobreza já aconteceram em períodos recentes, inclusive, sem maiores polêmicas.

“O projeto de lei aprovado determina uma alíquota de 2% sobre o ICMS na lista de itens supérfluos que só quem tem acesso são os ricos. Esses 2% só serão aplicados na compra de embarcações esportivas, de recreio, jet-skis, suas partes e peças, aviões, helicópteros, drones, automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários com potência superior a 140 cavalos-vapor, motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos com potência superior a 250 cilindradas, saunas elétricas e banheiras de hidromassagens, aparelhos de iluminação e aparelhos de hidromassagens”, disse o deputado.

Frei Anastácio disse ainda que alguns estados já realizaram essa atualização recentemente. “Um exemplo bem próximo é o caso de Pernambuco. Lá, através de lei, acrescentaram-se esses itens ao rol de produtos que terão uma incidência adicional de ICMS. Tudo como forma de custear o combate local contra a pobreza”, enfatizou.

O deputado destaca que esse projeto trata-se de um processo de transferência de renda através de um fundo que contribui enormemente para diminuir a pobreza entre as famílias mais pobres de nosso Estado.

“Afinal de contas, pergunto: quantos pobres estão preocupados com carros de motor 2.0 em suas garagens? Quantos pobres estão preocupados com a compra de aviões, helicópteros, motos de 250 cilindradas, jet-skis e aparelhos de saunas e hidromassagens? Só quem adquire esses bens na Paraíba, são as famílias ricas deste Estado. Por tudo isso, foi a favor da atualização proposta pelo Governador do Estado”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos