Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Força-tarefa controla principais focos do incêndio na Serra da Santa Catarina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O monitoramento terrestre e aéreo realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com a atuação das entidades envolvidas na força-tarefa, aponta que o maior foco de fogo do incêndio na Serra da Santa Catarina se aproxima do controle.

Foram mapeados 32 focos de queimadas, espalhados em uma área de aproximadamente 270 hectares e a força-tarefa já controlou os principais, impedindo que as chamas chegassem ao parque estadual.

Os relatórios ainda demonstram que o incêndio florestal atingiu totalmente ou parcialmente 21 propriedades e posses rurais, sendo 12 no município de São José de Piranhas e nove em Nazarezinho. A área atingida na sua maioria é o terço superior do topo da montanha da Serra do Boqueirão, extensão da Serra da Santa Catarina.

Os dados foram obtidos a partir de satélites meteorológicos, de radar, geoespaciais e cadastrais, compilados das plataformas de gestão de informações fundiárias do Meio Rural Brasileiro (SIGEF), do Incra, das propriedades e posses rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (SICAR), bem como da base aérea – Ortofotocarta georreferenciado em SIRGAS 2000 – e cadastral do PDSFN (Projeto de Desenvolvimento do Sistema Fundiário Nacional/Projeto Nordeste/PAPP).

A secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camarense, destacou que a atuação da Semas foi rápida e minimizou os danos. “Assim que a denúncia chegou em nossa Secretaria, validamos e ficamos em monitoramento. Logo após a constatação do aumento do fogo, a sala de situação foi montada e em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e PrevFogo foi possível conter e realizar um trabalho preventivo. Através do trabalho da força-tarefa, conseguimos diminuir os danos causados por esse incêndio”, afirmou Rafaela Camaraense.

Para aumentar a eficiência do trabalho, os brigadistas do PrevFogo ficarão acampados até que o fogo seja apagado. As equipes do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Acauã vão realizar a entrega dos suprimentos para os brigadistas.

Os trabalhos permanecem ainda com a contribuição do Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental e Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar, além da equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade e brigadistas do Prevfogo/Ibama.

As Prefeituras das cidades de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e São José de Piranhas estão ativamente envolvidas desde o início da operação, participando como guias junto à equipe de combatentes, providenciando infraestrutura física e apoiando com um programa de comunicação preventiva – transmitindo um alerta nas rádios difusoras e outros veículos de comunicação local.

Até o momento, não houve registro de pessoas e nem animais de rebanho e silvestres machucados ou mortos. De toda forma, no caso de qualquer registro, na localidade existe pessoal habilitado para efetuar resgate, salvamento e manejo.

O incêndio – Na última segunda-feira (25/9), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu uma denúncia de focos de fogo, na Serra da Santa Catarina. A partir da validação, um protocolo de situação foi seguido.

Dois dias após, de acordo com o monitoramento, os focos de fogo passaram de dois para dez e uma sala de situação foi elaborada para realização de um monitoramento. Uma força-tarefa foi montada com a presença da equipe técnica da Semas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e brigadistas do PrevFogo/Ibama.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay__

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para todas as regiões

arthur lira presidente camara FOTO lula marques agencia brasil

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer filho refém em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande