Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

FOCCO se mobiliza para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Fórum de Combate a Corrupção na Paraíba-FOCCO em apoio à Campanha Ficha Limpa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vai intensificar a coleta de assinaturas na Paraíba para o Projeto de Lei de iniciativa popular, que impede políticos condenados em primeira instância por crimes de natureza grave sejam candidatos. 

O projeto de lei ainda pretende tornar inelegíveis os Parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações bem como estender o período que impede a candidatura para  oito anos, entre outros pontos relevantes. Trata-se de uma alteração na legislação eleitoral para o combate a corrupção que necessita da participação da população

No próximo dia 20 de julho, será feita uma grande mobilização em João Pessoa, no Parque Solon de Lucena, das 8 às 17, para que a população possa participar desta ação de cidadania.

O coordenador em exercício do FOCCO, Jaci Fernandes, explicou que a campanha é nacional e até o próximo dia 31 de julho, as assinaturas coletadas em todo o Brasil devem chegar ao Congresso Nacional, para que seja viabilizada a apreciação do Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos, e se aprovado, passe a vigorar já a partir das eleições de 2010.

“Estamos correndo contra o tempo”, disse o coordenador do Focco na Paraíba. Jaci informou que já foram coletadas sete mil assinaturas no Estado desde o início da Campanha Ficha Limpa e que a meta é que este número cresça para 26 mil, o que corresponde a 1% do eleitorado paraibano.

Para que o objetivo seja atingido, o Focco e entidades parceiras vão promover a Semana de Mobilização entre os dias 20 a 24 de julho, instalando novos postos de coletas de assinatura na Casa da Cidadania nos shoppings Tambiá e Manaíra, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e no Diretório Central dos Estudantes da UFPB, em João Pessoa.

O ponto alto da mobilização será uma ação intensa no Parque Sólon de Lucena na próxima segunda-feira (20), onde vai funcionar um posto de coleta de assinaturas das 8 às 17 horas. Representantes do Focco e das entidades parceiras estarão presentes, prestando esclarecimentos à população sobre a importância de adesão a Campanha Ficha Limpa.

Objetivos da Campanha – A Campanha Ficha Limpa, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para coletar mais de 1,3 milhões de assinaturas para o Projeto de Lei que pretende alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece casos de inexigibilidade, ou seja, situações que impedem candidaturas. No final do mês anterior já haviam sido contabilizadas mais de 900.000 assinaturas no país.

Numa atitude preventiva, a campanha quer evitar que políticos condenados por crimes graves, em primeira instância, se candidatem.

Após entrega das assinaturas, o MCCE centrará seus seus esforços na aprovação do Projeto de Lei.

Qualquer cidadão que queira contribuir com a campanha ou ser um multiplicador, levando para o seu bairro, escola ou trabalho os formulários de assinaturas pode obter maiores informações no site www.mcce.org.br, onde os formulários podem ser impressos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023