Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Focco-PB planeja atividades de combate à corrupção para este ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) discutiu o planejamento das ações para este ano, na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (11). Além das atividades dos quatro grupos de trabalho instalados em 2018, foi deliberada a instalação de um quinto GT que vai analisar a aplicação das ‘Novas Medidas de Combate à Corrupção’, em nível estadual. Concurso de redação, audiência do Focco em Movimento e a atualização das ferramentas tecnológicas de controle interno no site do colegiado foram alguns projetos destacados.

A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça, Leonardo Quintans, e contou com a participação do procurador Sérgio Rodrigo Castro Pinto (MPF), Márcio Suth (TCU), Luciano Andrade (MPC), Walber Silva e Fernando Albuquerque (CGU), Letácio Guedes (CGE), Roseane da Cunha (Funasa), Alcir Morais de Lucena (Receita Federal), Genésio Vieira (PGFN), Maria Cristina Soares (CRP-13), Luana Almeida (Sebrae) e um representante da Abin.

Os coordenadores dos grupos de trabalho do Controle Interno, Fundef e Obras Públicas fizeram um balanço das atividades de 2018 e projetaram avanços para este ano, como, por exemplo, a implementação do pacto com os 10 maiores municípios do Estado para a implementação ou aperfeiçoamento dos órgãos de controle interno; o acompanhamento do recebimento dos precatórios do Fundef, que chegam ao montante de R$ 479.802.682,57 (o Focco criou um painel onde qualquer cidadão pode ter acesso aos dados sobre recebimento dos recursos pelos município, no endereço https://bit.ly/2D3Wsqf), e o esforço do Focco junto aos gestores para o destravamento das obras paradas.

O novo GT sobre as Novas Medidas contra a Corrupção deve ser composto pela Controladoria-Geral da União, Controladoria-Geral do Estado, Ministério Público Federal, Ministério Público da Paraíba, Ministério Público de Contas e Sebrae. Na próxima reunião do Focco (pré-agendada para 11 de março) serão indicados os nomes dos representantes de cada órgão e o calendário de atividades. A ideia é analisar o pacote, que conta com 70 medidas, e elencar as que podem ser utilizadas para o melhoramento da legislação estadual. A partir daí, começar um trabalho de sensibilização entre os deputados para que sejam abraçadas.

Pesquisa e controle social

Sobre a disponibilização de ferramentas de controle social, a ideia dos integrantes do Focco é melhorar o módulo ‘Pesquise seu candidato’, lançado por ocasião da campanha das eleições 2018, disponibilizando mais ferramentas e transformando em um módulo permanente. Nesse espaço, além das ferramentas do HackFest, haverá outras dos órgãos integrantes do Focco criadas para fiscalizar gastos públicos, denunciar a qualidade dos serviços oferecidos, dentre outras funcionalidades.

O colegiado também comentou a iniciativa do Gaeco/MPPB e órgãos parceiros de promover uma capacitação voltada para os cidadãos, que serão treinados para fiscalizar os gastos públicos e também serão orientados a promoverem ações populares para a responsabilização de gestores. O Focco também quer levar as ferramentas de controle externo disponíveis à imprensa paraibana para que os jornalistas possam utilizá-las como banco de dados em reportagens de interesse público.

O colegiado também iniciou as discussões sobre uma agenda de eventos que deve incluir o Focco em Movimento, um evento que prevê a instalação do Focco em um município para receber denúncias da população e prestar orientações. Também está sendo planejado um concurso de redação, que deverá ser uma etapa estadual de um evento maior promovido pela CGU. O colegiado também começou a pensar a realização de uma corrida ou um passeio ciclístico para mobilizar a sociedade no Dia Internacional contra a Corrupção – 9 de dezembro.

Todos os projetos serão amadurecidos nos próximos encontros, que já tem como uma das pautas os preparativos para a eleição da coordenação-executiva do Focco. O MPPB completa um ano na coordenação do colegiado no próximo mês de março e o regimento interno prevê eleições para a escolha do novo coordenador.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio