Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Festa do Padroeiro de Juripiranga começa nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Juripiranga, no Brejo, começa às 22h desta sexta-feira (18), com shows das bandas Forró da Xeta, Xamego Novo e Calypso. A área do evento já foi interditada pela Prefeitura e os organizadores esperam 90 mil pessoas nos três dias de festejos.

No sábado (19), a animação fica por conta das bandas Forró Curtição, Anjos da Noite e Limão com Mel. No último dia (20), a festa termina com a apresentação de três atrações: Banda Encantus, Gilson & Mania e banda Garota Safada.

Estrutura – Para receber as bandas, a organização do evento montou 50 camarotes ao longo da Avenida Brasil, que está interditada desde o início da semana. Na Praça da Matriz, está sendo concluída a montagem de um palco de 320 m² e 10 mts de altura. As ruas próximas à praça foram ornamentadas com motivos religiosos.

Procissão – Toda a parte religiosa da festa acontece na Igreja Matriz com as celebrações de missas e novenas durante os três dias das homenagens ao padroeiro. O encerramento dos atos religiosos será no domingo (20), às 16h, com a celebração de uma missa solene pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. Em seguida uma procissão vai percorrer as principais ruas da cidade.

Banda Calypso – Principal atração da noite de abertura da tradicional Festa de São Sebastião, a banda Calypso completa dez anos de estrada. De acordo com o site oficial (http://site.bandacalypso.com.br), a banda possui uma estrutura invejável: dois ônibus, um microônibus e duas carretas para transportar equipamentos eletrônicos. Ao todo são 50 profissionais envolvidos nas apresentações: músicos, assessores, técnicos e produtores.

Os shows são marcados por tecnologia de ponta: som, iluminação com painéis de LED projetam imagens em alta definição, o que torna a apresentação da banda um espetáculo de qualidade internacional.

Juripiranga – A cidade fica situada no Baixo Paraíba, a 90 km de João Pessoa. Limita-se com Itabaiana (12 km), Pilar (18 km) São Miguel de Taipu (21 km) e Pedras de Fogo (15 km). A Festa de São Sebastião surgiu da devoção popular em meados do século XIX. Um fiel fez uma promessa ao santo e, alcançando a graça, doou uma imagem barroca de São Sebastião para a capela de "Serrinha" (antiga Juripiranga) que na época era vinculada ao município de Pilar.

Inicialmente, poucas pessoas participavam da procissão, mas com o aumento do número de fieis ano após ano, e testemunhando as graças alcançadas por intercessão do Santo, a devoção ganhou repercussão regional. Passou a contar com manifestações profanas, como pastoril, cirandas, leilões (de animais e objetos). No final do século XX, a festa já contava com aproximadamente 10 mil pessoas na procissão e a parte profana era comemorada nas ruas.

O evento passou a contar com parques de diversão, venda de comidas típicas e do artesanato local (trançado de palha). Como conseqüência, teve início as atrações musicais no clube municipal.

Em 2002, o padre Moacir Carreiro, responsável pela Igreja, e representantes do comércio local, tiveram a iniciativa de retirar a festa profana do clube municipal e colocar as atrações em praça pública para toda a população.

Três anos depois, a festa passou a contar com infraestrutura e publicidade cada vez maior. Atualmente, a festa de São Sebastião recebe turistas de várias regiões do país, principalmente de Pernambuco e do Sudeste.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais