Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Famílias pedem urgência na reconstrução de ponte na zona rural de Pilar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 800 pessoas das comunidades rurais Juruá, Jacaré de baixo e Cipual, no município de Pilar, no Agreste, estão pedindo urgência das autoridades para a reconstrução da ponte sobre o riacho Mogeiro, que foi destruída pela chuva no início do ano e deixou as famílias ilhadas. As famílias se reuniram, no final de semana, com o deputado Estadual Frei Anastácio para elaborar estratégias de luta no sentido de sensibilizar as autoridades em relação ao problema.

Frei Anastácio disse que a prefeitura de Pilar tentou fazer um paliativo, depois que as famílias denunciaram que estavam ilhadas desde fevereiro. “Mas, o que foi realizado não resolve o problema. A ponte tem que ser reconstruída para as famílias poderem escoar a produção agrícola e trafegar com seus carros, e até socorrer os doentes”, disse Frei Anastácio que esteve no local a convite dos moradores.

As famílias também estão aguardando providências do Ministério Público Estadual no sentido de que a prefeitura seja acionada para reconstruir a ponte, que fica no assentamento da reforma Agrária Nova Conquista. “Essas famílias plantam milho, feijão, hortaliças e várias outras culturas. Sem a ponte a produção não tem como ser transportada, em grande quantidade, pelos pequenos agricultores e assentados da reforma agrária”, destacou.

Ponte inacabada

Frei Anastácio denuncia ainda que existe o projeto de outra ponte no local, que iria resolver o problema. “O projeto de R$ 380 mil teve apenas a construção das duas cabeceiras e nada mais. Foi iniciado em 2016, na gestão da prefeita Virgínia Veloso Borges. Na administração seguinte, do atual prefeito José Benício Neto (Benicinho), a obra continua abandonada coberta pelo mato, e a ponte velha foi arrombada pela chuva. As pessoas que necessitam de socorro de saúde têm que atravessar no que restou da ponte, contratando motoboy ou alternativos. Os carros ficam de um lado da ponte, e a viagem segue em outro veículo do outro lado”, lamentou.

Durante o final de semana, Frei Anastácio também participou de reunião com os posseiros da fazenda Alvorada/Retirada, em Caaporã. O objetivo foi discutir questões relativas à Energia para as 38 famílias que moram e trabalham na área há 17 anos. Frei Anastácio cumpriu ainda agenda religiosa e participou do encerramento das celebrações, do mês de Maio, na Comunidade Village de Jacumã, no Conde.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023