Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Família, esperança da humanidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No grande acontecimento do II Encontro Mundial com as famílias, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1997, São João Paulo II refletia sobre a necessidade de contemplar a família como um patrimônio da humanidade. Ele dizia ainda, “(…) porque é mediante a família que, conforme o desígnio de Deus, deve-se prolongar a presença do homem sobre a terra. Nas famílias cristãs, fundadas no sacramento do matrimônio, a fé nos vislumbra maravilhosamente o rosto de Cristo, esplendor da verdade, que enche de luz e de alegria os lares que inspiram a sua vida no Evangelho.”

Nesta última semana, realizou-se em todo o território brasileiro a Semana da Família. Toda a Igreja do Brasil esteve empenhada, de forma especial, em reflexões, eventos e etc em prol dos valores da família. Diante de uma cultura de morte que nos assalta por todos os lados, não podemos nos acomodar, não podemos consentir jamais com políticas e iniciativas que barateiam os valores familiares. Hoje, infelizmente, vai se alastrando um discurso enganoso de felicidade inconsistente, que só arrasta consigo desolação e falsa liberdade. O papa das famílias, São João Paulo II, afirmou repetidas vezes que “a felicidade não se consegue pela via da liberdade sem a verdade, porque esta é a via do egoísmo irresponsável, que divide e corrói a família e a sociedade.”

Acreditamos que o Evangelho da família é indiscutivelmente uma mensagem de alegria confortante para o mundo. Tal mensagem não é uma venda de idéia bonita, mas trata-se do anúncio salvador: Deus se encarnou na nossa história e quis ter uma família. E de que forma devemos defender o lar, o convívio familiar? A melhor defesa do lar passa pela cultura da fidelidade, pelos “sim” diários. Esposo, esposa e filhos devem empenhar-se na convivência que privilegia o sim, a fidelidade; não somente a fidelidade conjugal, mas a fidelidade que promove o querer bem ao outro, o cuidado com os membros de sua família. O mundo novo que tanto sonhamos passa pela fidelidade de cada família. Peçamos a Nossa Senhora, a Mãe da Família de Deus, que nos ajude e nos encoraje na promoção dos valores familiares em um mundo tão marcado pela desesperança. Queremos ser arautos da vida e da esperança, pois acreditamos que a família é a esperança da humanidade. Que o nosso apostolado anuncie sempre a grande mensagem: Deus, cheio de amor pleno, “precisou” de uma família, a família humana!

 

Dom Manoel Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano