A Polícia Federal de Patos prendeu nesta quinta-feira, dia 8, um falso médico de 51 anos que estava atuando no município de Imaculada, no Sertão paraibano. Ele foi preso em flagrante quando realizava atendimento ambulatorial na Unidade de Saúde da Família Santo Agostinho, no centro do município.
As investigações começaram a partir de comunicação feita pela Procuradoria Jurídica do município. Segundo informações da Polícia Federal, somente para ontem estavam agendadas 16 consultas com o falso médico e sete já haviam sido realizadas.
Com o acusado foram apreendidos uma carteira do Conselho Federal de Química falsificada, blocos de receituários, carimbos com números de CRM `s falsos e remédios de tarja preta.
O falso médico é natural de Minas Gerais e apresentava-se como tendo concluído o curso superior na Universidade Federal de Viçosa/MG e a farta documentação apreendida no momento da prisão reforça a suspeita de prática irregular da Medicina. Ele foi contratado pela Prefeitura Municipal de Imaculada em junho do ano passado e, desde então, vem exercendo irregularmente a profissão naquele município como médico plantonista.
A prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial está sendo apurada e, caso se confirme, agravará a situação penal do acusado, uma vez que poderá ser enquadrado na Lei de Entorpecentes.