Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Exploração sexual infantil e ressocialização de presos são tratados em Pocinhos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Fórum da comarca de Pocinhos de 1ª Entrância viveu nos últimos dias, uma verdadeira transformação em sua estrutura física. O que antes era sala de audiências, Tribunal do Júri, Sala da Defensoria, Sala dos Oficiais de Justiça, Distribuição e Secretaria, foram todos adaptados para consultório médico, odontológico, consultório de psicologia, atendimento de assistente social, posto de coleta de sangue e até mesmo uma sala de cinema.

Conforme o juiz 2º Juizado Especial Cível de Campina Grande, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, idealizador das iniciativas, a mudança visou uma alteração mais profunda da sociedade organizada, focando as atenções ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e o tratamento dispensado aos apenados.

“Por um lado, um filme acerca da exploração sexual infanto-juvenil foi exibido no Tribunal do Júri para agentes de saúde, conselheiros tutelares, professores, agentes da pastoral da criança e alunos da rede pública. Seguida de uma debate entre os presentes, a exibição comoveu a todos pela dramaticidade das cenas e pela correlação com a lamentável realidade que vivemos”, comentou o magistrado.

Ele disse, ainda, que a população carcerária foi trazida ao Fórum local, onde uma série de ações de cidadania foi desenvolvida com o intuito de demonstrar um olhar mais humanizado e mais digno para com aqueles que se encontram privados da liberdade.

Antônio Carneiro destacou que houve um esforço concentrado de advogados voluntários, o que possibilitou o exame, o encaminhamento de pedidos e a concessão de diversos benefícios aos reeducandos, além da assistência médica, odontológica, assistência social e psicologia, com o corte de cabelos e acoleta de sangue para exames para todos os detentos”, destacou o juiz.

“Tivemos a oportunidade de trazer à reflexão o drama da exploração sexual dos nossos infantes e em outro assistimos de uma forma respeitosa e digna a população carcerária, onde todos os processos de réus presos foram examinados”, revelou Antônio Carneiro. As ações de cidadania desenvolvidas no ambiente forense contribuíram, segundo o magistrado, com o processo de aproximação do Judiciário com o cidadão comum, melhorando a imagem da Justiça local e demonstrando a imensa responsabilidade da prestação jurisdicional.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”