Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Excesso de açúcar aumenta risco de infarto e derrame

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Todo mundo se preocupa com o sal, mas o açúcar em excesso também pode causar pressão alta. Embora o sódio (sal) seja conhecido por causar pressão alta ou hipertensão, o açúcar também pode ter um papel importante. O excesso de açúcar aumenta os riscos de problemas de saúde diversos, como obesidade, resistência à insulina, diabetes, aterosclerose (placas de gordura nas artérias), colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos, pressão alta, arritmias, infarto e derrame cerebral.

Comer muito açúcar pode inibir a produção de óxido nítrico (NO) nos vasos sanguíneos. Essa substância, que é produzida de forma natural no corpo humano, normalmente ajuda na vasodilatação (expansão dos vasos sanguíneos). Mas sem óxido nítrico no organismo, pode ocorrer a vasoconstrição, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos, ocasionando a hipertensão.

Normalmente, as pessoas pensam que apenas o sal é prejudicial à pressão arterial. No entanto, o açúcar também é responsável pela hipertensão e é uma de suas principais causas. Isso ocorre porque a frutose, um tipo de açúcar simples, aumenta os níveis de ácido úrico no sangue. Por sua vez, o ácido úrico inibe a produção de óxido nítrico (NO).

O NO é o que ajuda os vasos sanguíneos a manter a flexibilidade. Então, quando os níveis dessa substância são reduzidos, você pode sentir um aumento na pressão arterial. Além disso, o aumento do consumo de açúcar pode levar ao ganho de peso; e a obesidade também contribui para a elevação da pressão arterial.

QUAL O CONSUMO IDEAL DE AÇÚCAR?

Se o açúcar em excesso faz mal à saúde, será que existe uma quantidade adequada para o consumo do produto? Sim, existe. Da mesma forma que os especialistas indicam nunca ultrapassar 2 gramas de sódio por dia (ou 5 gramas de sal), há uma orientação para não exagerar no açúcar.

A Organização Mundial da Saúde, por meio de suas novas diretrizes, recomenda que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venham do açúcar, o que daria em média 25g ao dia, ou seis colheres (chá) dos cristalizados comestíveis. Quanto aos diabéticos – grupo de doenças que resultam em muito açúcar no sangue, alto nível de glicose – a recomendação é que retirem o açúcar e usem o adoçante, ou reeduquem o paladar.

DICAS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO

Ao começar o dia, saboreie frutas frescas e faça ingestão adequada de água. Isso ajuda a controlar o desejo por doce e pode impedir o consumo de açúcar processado;

Escolha uma dieta rica em frutas, legumes, grãos inteiros, produtos lácteos com baixo teor de gordura, aves e peixes sem pele, nozes e leguminosas;

Certifique-se de limitar a ingestão de gorduras saturadas e trans, sódio, carne vermelha (escolha os cortes mais magros disponíveis se estiver comendo carne vermelha) bem como doces e bebidas adoçadas com açúcar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente