Ex-jogador do Botafogo recebe ‘Título de Cidadão Pessoense’

O ex-jogador de futebol Valdeci Santana Araújo recebeu no final da tarde da terça-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o ‘Título de Cidadão Pessoense’. A propositura foi do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que se considera um “amante do futebol” e um parlamentar que tem valorizado, desde o seu primeiro mandato, ex-atletas e craques futebolísticos da Paraíba.

Valdeci Amorim, como é mais conhecido o ex-atleta, é natural de Recife (PE) e filho de José Lira de Araújo e Iracema Santana de Araújo. Aos 21 anos, ele assinou contrato profissional com o Botafogo Futebol Clube, no dia 20 de maio de 1965. No Botafogo, ficou sete anos e conquistou vários campeonatos, tornando-se um grande atleta para o exporte paraibano.

Também marcou sua passagem pelo futebol paraibano como um exemplo de caráter e boa conduta, tendo o reconhecimento público de toda a torcida do maior clube de futebol da Paraíba. Ele fez história e compartilhou muitas vitórias ao lado de craques do passado, como Fernando, Lúcio Mauro, Nininho, Zito Camburão, Jório, Simplício, Trial e Chico Matemático.

O ex-jogador ainda teve passagem pelo futebol do estado do Rio Grande do Norte ao atuar no Força e Luz do Futebol, clube da Companhia Elétrica Consern, empresa onde trabalhou por muitos anos. Aposentou-se em 1974, regressou a João Pessoa e reside até hoje no Bairro dos Bancários com sua família. Valdeci é casado com a paraibana Carmem Célia da Silva Araújo, herdou um casal de filhos: Patrícia da Silva Araújo e Erick da Silva Araújo.

“O ex-atleta Valdeci Amorim tem contribuído de maneira significativa para o fortalecimento e desenvolvimento da prática de futebol na Capital”, disse Zezinho Botafogo, acrescentando que o homenageado tem estimulado o esporte como fator de inclusão social, beneficiando crianças carentes da cidade em seu Centro de Treinamento Esportivo, localizado no Altiplano Cabo Branco.

Zezinho lembrou que o ex-jogador proporcionou ao torcedor do Botafogo e, porque não dizer à população paraibana, momentos de emoção, que marcaram época e virou história no futebol local. “Nessa época, o que prevalecia era o amor à camisa”, observou. O parlamentar comentou que Valdeci foi um jogador que, fora das quatro linhas, teve um grande caráter e disciplina.

“Ele (Valdeci) fez questão de disseminar esse seu comportamento e postura como exemplos para os jovens atletas, que estão surgindo no cenário esportivo da Capital e do estado”, ressaltou.

Para o ex-jogador, o ‘Título de Cidadão Pessoense’ é uma grande homenagem e o reconhecimento do seu trabalho e boa parte de sua vida reservada ao futebol paraibano. “Eu fiquei muito emocionado e grato por ter recebido essa homenagem da Câmara dos Vereadores. O vereador Zezinho Botafogo demonstra, com isso, a importância que os ex-atletas de futebol tem na história do esporte do estado”, declarou.

A sessão especial de entrega do ‘Título’ foi presidida por Zezinho e secretariada pelo vereador Tavinho Santos (PTB). Além do homenageado, os trabalhos da mesa ainda contaram com a presença do secretário de Esportes do Estado, Cristiano Zenaide, do ex-jogador Chico Matemático e do coordenador do Procom, Watteau Rodrigues, representando o prefeito Luciano Agra (PSB).

O plenário e a galeria da Câmara ficaram lotados por familiares, amigos, ex-atletas, representantes de entidades e federações de futebol e a imprensa. Entre os presentes estavam Ary; Ivaldo; Zezito; Mineiro; Paulo Fubá; Reginaldo; Silvinho; Nininho; Airton; Raminho; Gerson; Maná; Magno; Mazinho; Rui; Wellington; Marcelo; Raimundo; Roberto Oliveira; Walber; Agnaldo e Marcos Medeiros.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.