A pré-candidata à prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), proferiu palestra sobre a Participação das Mulheres na Construção das Políticas Públicas: desafios e avanços, na Associação de Mãos Dadas pela Vida das Crianças, Mulheres e Adolescentes (Potiron), na comunidade Bela Vista, no Cristo Redentor, nesta quarta-feira, 21, abordando a participação das mulheres na política pública que, segundo ela, amplia a visão sobre os problemas da sociedade e as soluções, por se tratar de mais de 50% da população em João Pessoa. Estelizabel enfatizou, ainda, que a percepção que a mulher tem da realidade é singular e mais associada ao bem comum.
“O fortalecimento da democracia passa necessariamente pela inclusão das mulheres nos espaços de poder, sem contar que o olhar das mulheres é singular e amplo”, salientou.
A socialista lembrou das ações das Políticas Públicas desenvolvidas ao longo de sua trajetória em prol da valorização da mulher e sua inserção no mercado de trabalho.
“Se nós mulheres não tivéssemos nos reunido, desenvolvido a capacidade de mobilização, não teríamos alcançado os avanços que inserem e posicionam a mulher na sociedade, produzindo igualdade e cidadania”, salientou.
Estelizabel Bezerra enfatizou que a violência contra à mulher ainda é um ponto de grande ameaça para a autonomia e cidadania das mulheres, contudo, reconhece que, no Estado e no Município, nas gestões do prefeito e governador Ricardo Coutinho foram implantados o Centro de Referência das Mulheres Vítimas de Violência, a Casa Abrigo e o Fórum Especializado de Violência contra a Mulher.
Para a pré-candidata ainda é necessário executar políticas públicas específicas para as mulheres, tendo em vista que a existência do Dia das Mulheres reflete um indicador dessa necessidade. “Trabalhamos para que a mulher sinta todos os dias como sendo dela”, afirmou.
Estelizabel enfatizou, na oportunidade, a inciativa da Potiron que cria uma linha de produtos dentro da educação ambiental para serem comercializados pelas próprias moradoras, na sede, como fonte de renda, a partir de plásticos recicláveis. “A Potiron está no caminho certo, transformando o nosso rico lixo e produzindo cidadania”, destacou.
Para Laura dos Santos, membro do conselho da Potiron, a associação de mulheres nasceu a partir do desafio de gerar seu próprio sustento. “Nosso trabalho é para que as mulheres de nossa comunidade tenham dignidade”, expressou.
O evento que faz parte da programação de homenagem ao mês da cidadania ativa para as mulheres, promovido pelo Governo do Estado, contou com a participação de moradoras e membros da associação, representante da associação do bairro Bela Vista e a secretária municipal de políticas públicas para as Mulheres, Nésia Gomes.