Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estado promete aumentar policiamento em Bayeux e Santa Rita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como forma de aumentar o combate à violência urbana, a partir do próximo dia 5 de dezembro, o governo do estado vai aumentar o número de viaturas (tanto para a Polícia Civil quanto para a Polícia Militar) e do efetivo de policiais militares nas cidades de Bayeux e Santa Rita, localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa e que são atendidas pelo 3º Batalhão da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Essas providências atendem a uma reivindicação encaminhada pelos vereadores do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP), presidido pelo vereador pessoense Tavinho Santos (PTB).
 
O anúncio foi feito no final da tarde dessa terça-feira (10) pelo secretário da Segurança e Defesa Social do estado, Gustavo Gominho, durante uma audiência pública solicitada pelo Conselho Executivo do Parlacrem e vereadores de Bayeux, encabeçados pelos parlamentares Mizael Martinho (DEM) – o Fofinho, presidente da Casa – e Célia Domiciano (DEM).
 
Gominho adiantou que nova turma de policiais está para se formar e o contingente poderá ser aumentado nas duas cidades. Quanto aos veículos, ele informou que a administração estadual estará recebendo nos próximos dias novas viaturas policiais.
 
Outra reivindicação do Parlacrem que deverá ser atendida pelo governo do estado será a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade de Bayeux. O secretário Gominho se comprometeu a atender a reivindicação, levando o pleito ao próprio governador José Maranhão (PMDB).
 
A audiência teve início às 16h, no plenário da Câmara Municipal de Bayeux (Casa Severaque Almeida), e contou com a presença de vários vereadores e do prefeito Jota Júnior (PMDB), além do secretário Gustavo Gominho. “A audiência foi bastante produtiva e já conseguimos o atendimento a algumas de nossas reivindicações e sugestões”, comemora o vereador Tavinho Santos.
 
Sugestões
 
Além da Delegacia da Mulher, do aumento do efetivo e de mais viaturas policiais para as cidades de Santa Rita e Bayeux, em seu discurso Tavinho sugeriu aos órgãos de segurança do estado uma política pública voltada à educação, esporte e lazer, como forma de enfrentamento à violência; o fortalecimento e apoio às Guardas Municipais; aparelhamento da PM; mais delegados (lembrando que dos 400 delegados do último concurso, só 127 permanecem nos cargos); e empenho do governo do estado para uma solução à greve dos policiais civis, que já ultrapassa os 20 dias.
 
“E temos que enfatizar que 90% dos 57 homicídios registrados somente este ano na cidade de Bayeux estão de uma forma ou de outra ligados ao consumo e tráfico de drogas”, ressaltou Tavinho ao final do seu discurso, para exemplificar a escalada da violência na Região Metropolitana da Capital.
 
Logo após a sua criação e instalação, a primeira sessão ordinária do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa aconteceu no início do mês de agosto deste ano, no Auditório da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomercio), tendo como tema a segurança pública. Há duas semanas, a direção do Parlacrem voltou a se reunir com o secretário Gustavo Gominho em audiência na própria Secretaria da Segurança e Defesa Social.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba