Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estação Ciência: prefeitura terá que enviar mais informações ao MPF

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) determinou que a prefeitura de João Pessoa informe, em 20 dias, se a execução do revestimento nos painéis das fachadas da Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco seguiu todos os passos previstos nos procedimentos operacionais da obra.

Dentro do mesmo prazo, a prefeitura deve informar se foi contratada a elaboração de um Plano Permanente de Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva para o complexo, além de encaminhar ao MPF termos de recebimento provisório e definitivo da obra, com o respectivo “check list” de possíveis necessidades de correções e os prazos para sua elaboração. Também deve enviar os resultados do estudo de prospecção realizado no aterro da lanchonete, com a indicação das medidas corretivas adotadas.

As determinações estão em despacho assinado pelo procurador da República Rodolfo Alves Silva, emitido após análise do relatório técnico produzido por engenheiro civil do MPF, para apurar possíveis danos na estrutura da Estação Ciência. Para o MPF, ainda restam pendentes algumas diligências por parte da prefeitura, no sentido de identificar quais as medidas foram ou estão sendo adotadas para reparação das diversas falhas.

No Procedimento Preparatório nº 1.24.000.000641/2009-1, instaurado na Procuradoria da República na Paraíba, foi ouvido o professor doutor Normando Perazzo Barbosa, titular do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba. Igualmente foi analisado relatório técnico encaminhado ao MPF pela Secretaria de infraestrutura da capital (Seinfra).

Relatório – O relatório de análise técnica, elaborado por engenheiro do Ministério Público Federal, após a visita ao local e revisão da documentação encaminhada pela prefeitura de João Pessoa, corrobora as informações prestadas pela Secretaria de Infraestrutura da capital e as declarações do  professor doutor Normando Perazzo.

Segundo dados do relatório foram constatadas fissuras superficiais nas fachadas do auditório/administração, mas não foram identificadas trincas, fissuras ou deformações de caráter estrutural ou de infiltração no concreto.

Os testes realizados nas esquadrias das fachadas e nas portas internas da torre afastaram a possibilidade de eventuais deformações ou deslocamentos exagerados da estrutura de concreto. As fissuras no piso do terraço descoberto foram atribuídas à dilatação pela exposição às condições do tempo. O relatório apontou, ainda, a ocorrência de vazamentos no pavimento imediatamente inferior ao terraço, provocando manchas, deformações e quebras no forro de gesso.

Na rampa de acesso, verificou-se a ocorrência de fissuras no piso e no revestimento de peças estruturais. Já na caixa d’água observou-se a presença de fissuras no sentido horizontal e manchas, indicando a existência de falhas no revestimento. No anfiteatro foram identificadas fissuras, provocadas por dilatação, em todos os bancos em arco que fazem parte da concha acústica. Na lanchonete e lojinha de artesanato verificaram-se deformações e rachaduras nas placas de concreto, atribuídas a problemas na execução do aterro que precedeu a fixação destas placas.

Na área externa às edificações o relatório constatou defeitos nos pisos das calçadas que inteligam os diversos blocos, os quais já tinham sido identificados e constavam em anotações do diário de obras. Também foram verificadas falhas na drenagem das áreas não impermeabilizadas, com excesso de água acumulada no gramado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergioqueoroz

Sérgio Queiroz adia anúncio de pré-candidatura depois de desculpas do PL

saojoaodesape (1)

São João de Sapé tem Xand Avião, Zé Vaqueiro e Maiara e Maraisa

luizcoutofrente

Luiz Couto apresenta R$ 59 milhões em emendas para investimentos na PB

bolsonaro e walber virgolino em cabedelo 130424

Jair Bolsonaro visita feira e faz passeata com apoiadores em Cabedelo

X rede social

Diretor jurídico que representava X no Brasil renuncia ao cargo

alcool FOTO juca varella agencia brasil

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

livros FOTO Pixabay

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba tem Dia D de vacinação contra influenza e multivacinação

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB_

Travesti é assassinada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões