Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Essa tal felicidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Seria a felicidade algo que “se acha é em horinhas de descuido”, como ensinou um dos maiores escritores brasileiros, Guimarães Rosa, ou se resumiria mesmo a esse eterno parque de diversões, mostrado atualmente nas redes sociais? São lugares, carros, pessoas, roupas, viagens, pratos e cenários cada vez mais encantadores, com direito a comentários, curtidas e hashtags onde vale tudo, menos externar infelicidade ou qualquer forma de sofrimento.

Afinal, a alegria tem de ser ou ao menos parecer integral, mesmo diante de total invalidação das emoções humanas: raiva, tristeza, medo, alegria e amor… Sentimentos que abraçam todas as reticências, assim como a tal felicidade, construída de maneira diferente e única na vida de cada pessoa.

Para os adeptos da positividade tóxica, mais importante que sentir-se verdadeiramente é parecer estar feliz. Não importa o que houve naquela semana ou dia, há sempre um mantra para se “fomentar apenas emoções positivas”. Nem que internamente a pessoa esteja aos frangalhos, experimentando o mais espinhoso dos desertos.

Em tempos de lutos, desempregos, separações, doenças e novo normal, sabe-se que dores e angústias fizeram-se ainda mais constantes. Claro que sempre estiveram presentes, e hão de estar, mesmo que travestidas.

O próprio pai da psicanálise, Sigmund Freud, reconheceu o homem como “um ser de falta”. Sempre faltará algo, inclusive seu objeto de desejo.

​ Tudo bem em não está tudo bem o tempo inteiro? Seria possível editar menos nossas próprias vidas, ou ao menos tentar diferenciá-las dos stories, vídeos e publicações disparadas a cada momento?

Na vida real, esses filtros quase nada adiantarão. Feliz ou infelizmente, a conta dos sentimentos e emoções represadas logo chegará.

A lágrima engolida, a solidão disfarçada e a tristeza dissimulada se transformam em melancolia, ansiedade, pânico, depressão e muitos outros males, explosíveis feito bomba relógio. Portanto, o excesso de positividade, onde é proibido expressar qualquer coisa não vista como socialmente boa ou desejável, afeta a saúde mental. Na verdade, destrói vidas e sonhos.

Em tempos de alimentos, comportamentos, relacionamentos e tantas coisas consideradas tóxicas, não é de se estranhar que até o positivo tornou-se assim também. Consumir diariamente a vida perfeita – ou quase – dos outros, pode gerar efeitos colaterais que transpõem as redes e invadem seres, inseridos em uma cultura imediatista, marcada pelo imperativo de ser feliz.

Mas como alcançar a felicidade sem conectar-se com as próprias emoções, da forma mais real e congruente possível? Não se alcança a cura sem atravessar a dor, sem deixar o choro cair e a fala sair, sozinho ou perto da pessoa certa. Afinal, a infelicidade maior talvez não esteja em sentimentos tão naturais, e sim no gesto de não aceitá-los, negando-os e dissimulando-os cotidianamente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa