Escritora Ana Izabel Leão receberá cidadania paraibana na quinta-feira

A escritora e arquivista Ana Izabel de Souza Leão Andrade receberá da Assembleia Legislativa da Paraíba, na próxima quinta-feira, 29, em sessão especial que acontecerá às 16h, o Título de Cidadã Paraibana, cuja propositura é de autoria do deputado Zenóbio Toscano (PSDB). Natural de Pernambuco, nascida no Engenho Canoa Rachada no município de Água Preta, Ana Izabel é Bacharel em Bibliotecomia, arquivista, com pós-graduação em Arquivologia, especialista e professora de Restauração e Encadernação de Documentos. Escritora, em conjunto com Maria do Socorro Aragão e Neide Medeiros Santos, Ana Izabel recentemente publicou vários livros sobre o poeta paraibano Augusto dos Anjos.

Os livros publicados são os seguintes: Memorial Augusto dos Anjos: uma visita guiada; Memorial Augusto dos Anjos: um roteiro cultural de poético; Augusto do Anjos: uma biografia (todos de 2008); além do Augusto dos Anjos: uma história oral (2009).  A sua mais nova obra, no mesmo perfil dos anteriores, está para ser lançada, com o título Augusto dos Anjos: imagens (2010). 

Com um vasto currículo, especialmente na área de arquivologia, Ana Izabel recebeu a Menção Honrosa do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Paraíba pelos serviços prestados na área de preservação do patrimônio documental. Ela é hoje Coordenadora Regional do Fórum Nacional de Dirigentes de Arquivos Municipais desde 2005; Consultora Técnica da Política de Gestão Sistêmica dos Documentos e Informações Municipais–GSDIM do Município de Cabedelo; Coordenadora Técnica da Comissão de Avaliação Permanente dos Documentos da Prefeitura Municipal de Cabedelo com  publicação das  Tabelas Temporalidade dos Documentos das Secretarias da Administração  e da Secretaria da Fazenda do Governo, da Procuradoria Jurídica do Município de Cabedelo, publicadas no  Quinzenário Oficial do Município de junho de 2007,2009.  Diretora da Divisão de Memorial Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba (desde abril 2007), participa atualmente da Implantação do Memorial Parlamentar da Casa.

Atuou em diversas áreas. Foi diretora do Instituto Piaget por 12 anos, Bancária do First National  City Bank,  bibliotecária da Universidade Católica de Pernambuco; Implantou e organizou o Arquivo de Joaquim Nabuco na Fundação Joaquim Nabuco no Recife –PE, participando da equipe de restauração dos livros quando da enchente de 1975 naquela instituição.

Chegou no estado na Paraíba em 1981, onde desenvolveu e vem desenvolvendo um eficiente trabalho em prol da preservação documental do Estado. Bibliotecária da UFPB, atuou como Chefe da Divisão de Serviços aos Usuários na Biblioteca Central cidade de Campina Grande e Chefe do Setor de Serviços Usuários no Campus I João Pessoa . Implantou, em 1981, o sistema de Arquivos Privados da  Fundação Casa de José Américo de Almeida (FCJA),   iniciando com a organização do arquivo Privado José Américo de Almeida, trabalho pioneiro  em nível de arquivos privados no  Estado da Paraíba. Foi diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA por 23 anos.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.