A fabricante americana de escovas de dente e material de higiene bucal, “Oral-B”, pretende lançar no mercado até o final do ano, uma escova inteligente. O “aparelho” contará com tecnologia de IA (Inteligência artificial) e permitirá que “o usuário visualize quais dentes ainda não escovou ou que necessitem de mais escovação”. A escova de dente, denominada de “Oral-B Genius X”, dispõe de “sensores programados capazes de registrar como e por quanto tempo, os usuários escovam seus dentes”, fazer analise destes dados em tempo real, através de um aplicativo para smartphone (com conexão bluetooth), e assim “instruir” o usuário na melhoria de sua higiene bucal.
Skyways
Este é nome de uma “aeronave não tripulada” (popularmente conhecida como “drone”) que a AIRBUS, fabricante europeia de aviões, está testando em Singapura, para abastecer navios a partir da costa do país asiático. A ideia é facilitar e diminuir muito, os custos de entrega de itens de pequenas dimensões e peso, como por exemplo, medicamentos e peças necessárias a reparos emergenciais nas embarcações, que na atualidade são entregues por helicópteros que tem hora de voo de custo elevado. Em sua primeira versão, o drone Skyways pode levar até 4 Kg de carga e fazer entregas em navios navegando a distância de até 3 km da costa.
Comércio Eletrônico e Segurança de Dados
Uma pesquisa, em nível mundial (com a participação de consumidores de 21 países, Brasil incluído), sobre “comércio eletrônico e segurança de dados” realizada no ano passado, com base em mais de 1.000 empresas, que efetuaram quase 500 mil “operações de vendas eletrônicas” (vendas pela Internet) e com cerca de 10 mil consumidores, apresentou resultados bem interessantes. Destacamos aqui dois: o primeiro é que 90% dos consumidores entrevistados disseram “ter consciência de que suas informações pessoais são coletadas, usadas e armazenadas pelas empresas de comércio eletrônico (e-commerce)” e o segundo destaque: para 84% dos brasileiros ouvidos pelos pesquisadores, “a segurança de seus dados pessoais é o aspecto mais importante durante e após, o processo de compra”. Ou seja, segurança dos dados pessoais é o item mais importante para os “consumidores digitais”.
Reconhecimento Facial
No mês de fevereiro passado, durante o carnaval realizado na cidade francesa de Nice, foi testado um “sistema de reconhecimento facial baseado em software (programa de computador)” utilizando as 2.350 câmeras de vigilância instaladas em vários bairros da cidade. O teste consistiu em comparar as fotos de 1.000 pessoas (incluindo crianças, com autorização dos pais), todas voluntárias, que estavam na cidade no período do carnaval, e “identificá-las no meio da multidão que presente na festa deste ano”. O objetivo, segundo a Polícia de Nice, “é encontrar crianças perdidas durante grandes eventos e também, identificar suspeitos de vandalismo ou atentados terroristas”. O resultado do experimento, que utilizou uma parte das 2.350 câmeras disponíveis, ainda não foi divulgado e a ideia é que após avaliação e caso o resultado seja satisfatório, o sistema seja colocado em operação em todas as câmeras instaladas na cidade e nas novas a serem implantadas nos próximos meses.