Eduardo Moraes

Eduardo Moraes: Ex-Secretário de Estado do Governo da Paraíba, Ex-Secretário Municipal de Planejamento, passagem por grandes órgãos do poder público, como TJRR e ALPB, atualmente Diretor de Operações do Instituto Brasil Fiscal. GovTech que ajuda Entes Públicos na Gestão. Vamos falar sobre gestão?


Entes públicos e GOVTECHS: uma estratégia de gestão que já é realidade

Vivemos no mundo globalizado e informatizado. Cada vez mais os entes públicos tendem a contratar ou fazer parcerias com empresas privadas para auxiliar na gestão púbica e é ai que entram as GOVTECHS. GovTech, pode ser definido como a junção de tecnologia e soluções inovadoras que os departamentos do governo usam para fazer seu trabalho interno ou fornecer serviços aos seus cidadãos. Também por meio de parcerias entre o setor público e privado é possível gerar soluções que melhorem a performance dos serviços prestados do governo.

Govtechs são startups que trazem tecnologia e inovação para o setor público. O termo GovTech é derivado de outros modelos que já estão no mercado há algum tempo, como, por exemplo, FinTech (combinação do setor financeiro com novas tecnologias) e EduTech (soluções disruptivas no setor da educação). Extrai-se daí um conceito básico de que as GovTechs promovem a transformação por meio da união entre tecnologia e melhores práticas administrativas voltadas as demandas governamentais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No Brasil, em decorrência das sérias restrições fiscais que vivemos há anos, e que só devem se acentuar nos próximos meses, a adoção de tecnologias pelos governos pode também ser um investimento em prol da eficiência e economia de recursos públicos. A sociedade está passando por uma grande mudança na sua relação com a gestão pública e as lideranças do setor precisam saber lidar com as novas diretrizes de forma eficaz.

A sociedade, como um todo, está passando por uma grande mudança imposta inclusive pela pandemia, e isso acarreta essas mudanças na sua relação com a gestão pública na qual as lideranças precisam saber lidar com as novas diretrizes de forma efica. Uma das mudanças é a própria LGPD. Entre as principais necessidades estão a redução da burocracia, aperfeiçoamento de gestão de pessoas e principalmente, a ampliação da transparência das ações do governo.

A liderança tem um papel fundamental no que se refere à visão de longo prazo, enquanto a governança determina a capacidade de concretizar tal visão. Do ponto de vista tecnológico, a transformação digital de um país pode ser feita em apenas alguns meses. No entanto, do ponto de vista político, pode levar anos de articulação.

Por isso é necessário que se criem agendas claras e que se determinem as atribuições de cada agente para que seja possível garantir que funcionários públicos se sintam empoderados, e não ameaçados pelas mudanças. É necessário incentivar o avanço de ferramentas e métodos que busquem a qualificação e desenvolvimento desses profissionais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre as principais necessidades estão a redução da burocracia, aperfeiçoamento de gestão de pessoas e principalmente, a ampliação da transparência das ações do governo. Com isso posso exemplificar O INSTITUTO BRASIL FISCAL – IBF, GovTech que tem na Inteligência Fiscal, Inovação e Gestão Estratégica os pilares de sustentação de um modelo de negócios direcionado à prática da otimização de resultados na gestão pública.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O IBF criou uma estratégia objetivando auxiliar entes públicos a partir da Inteligência Estratégica e do Direito Fiscal analisando como o município arrecada recursos e os distribui, como gasta e se endivida, e como tudo isso é fiscalizado. A ação abrange de forma sistêmica as áreas da Receita, Federalismo Fiscal, Despesas, Crédito, Orçamento e Fiscalização Financeira, assim como a aplicação de estratégias para desenvolver e implementar ações destinadas a promoção do equilíbrio fiscal e modernização da gestão pública. Tudo isso com a modernização da máquina pública, acarretando em resultados realmente significativos para o município. E você gestor: já pensou no futuro para implementar no presente?

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.