Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Energisa troca geladeiras de consumidores de baixa renda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Energisa realizou mais uma etapa da troca de geladeiras nas residências de consumidores de baixa renda atendidos pelo Projeto Energisa Comunidades. Desenvolvido pela Energisa desde 2005, este ano, a entrega das geladeiras começou na segunda quinzena de novembro nas comunidades Padre Zé, Taipa, Santa Emília de Rodat, Parque dos Ipês, Citex, Várzea Nova, Baleado, Jardim Esther e Fac-José Américo, em João Pessoa, além de Marcos Moura, em Santa Rita, e nas comunidades Angelim, Frei Damião, Jardim Sorrilândia, Guanabara e Várzea da Cruz, em Sousa.

A ação será concluída até o final de abril de 2011.  Serão contempladas também as comunidades Grotão, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Riachinho, Boa Esperança e Laranjeiras, em João Pessoa. Em Santa Rita, Heitel Santiago, bem como São Lourenço e Mutirão, em Bayeux.

Na grande João Pessoa e em Sousa, a Energisa substituirá 3.250 geladeiras para os consumidores selecionados nas 24 comunidades carentes. Já na região da Borborema, serão substituídas 348 geladeiras para os consumidores selecionados em cinco comunidades de Campina Grande: Atalaia, Jeremias, Mutirão, Jardim Verdejantes e Três Irmãs.

No ato da entrega, a Energisa recolhe as geladeiras antigas, cujo consumo de energia é muito alto. As novas geladeiras, com capacidade para 300 litros, consomem apenas 23 kilowatts/hora por mês.

“Grande parte dos nossos consumidores de baixa renda têm geladeiras em mau estado e esse eletrodoméstico é responsável por 70% do consumo desse tipo de usuário. A seleção dos beneficiados leva em conta o grau de depreciação do equipamento e a situação precária das instalações elétricas", conta o Assessor de Responsabilidade Social da Energisa, José Carlos Mascarenhas.

Além da substituição das geladeiras, a Energisa promove a distribuição de lâmpadas fluorescentes para substituir as incandescentes e a reforma nas instalações internas das residências dos consumidores, como forma de reduzir o consumo de energia, uma vez que a fiação elétrica em mau estado aumenta o consumo e também pode danificar os eletrodomésticos e causar acidentes.

"Se conseguirmos diminuir o consumo desses clientes, eles podem se encaixar na tarifa especial para baixa renda. Dessa forma, esperamos contribuir para que eles possam manter o conforto e a segurança com diminuição do valor da sua conta de luz", afirma José Carlos Mascarenhas.

Com essa medida, a Energisa pretende não só adequar a conta de luz ao orçamento das famílias de baixa renda, evitando, por conseqüência, a inadimplência e as ligações clandestinas, como também estimular e educar os clientes para o consumo consciente de energia elétrica.

O Projeto Energisa Comunidades, além de promover palestras e atividades que visam educar a população para o uso racional e seguro da energia elétrica, desenvolve atividades de conscientização sobre seus direitos e deveres, resgate da autoestima e valorização da cidadania.

O projeto atualmente contempla 58 comunidades, na Grande João Pessoa, Campina Grande e Sousa, no alto sertão paraibano. Desde sua implantação, 74.580 famílias foram atendidas, por meio das seguintes ações:
 
Substituição de mais de 168.148 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas.
Substituição de 5.722 geladeiras depreciadas por novas.
Reforma de instalações elétricas em 6.902 residências. 
 
Em 2010:

 
32.340 famílias atendidas60.284 lâmpadas substituídas2.990 reformas realizadas
2.785 geladeiras distribuídas

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio